Bernardo Kucinski é o convidado do ciclo de palestras sobre a ditadura

Ciclo de palestras teve início em maio

O ciclo “50 anos da Ditadura civil-militar (1964): para não esquecer, para não repetir”, fruto da parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal, Prefeitura e Universidade do Estado de Minas Gerais, receberá no próximo dia 21, às 19h30, no Espaço Cultural da Urca, Bernardo Kucinski.
Com um currículo tão extenso quanto variado, Bernardo Kucinski é formado em física e doutor em Ciências da Comunicação. Foi Assessor Especial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e é professor aposentado da Universidade de São Paulo e professor visitante na Universidade Federal de Santa Catarina, além de jornalista e escritor consagrado.
Com a experiência de quem pesquisou, por anos, a imprensa alternativa no Brasil no período de 1964 a 1980, afirma que “o que se tem de memória da ditadura nos jornais são grãos de um imenso areal de iniquidades” e que “não houve, nas três décadas do fim da ditadura até nossos dias, uma atividade jornalística de caráter investigativo regular, abrangente e profunda sobre os crimes e as sequelas da ditadura”.
A série de palestras sobre a ditadura, que teve início em maio, tem por objetivo recuperar as memórias de uma das fases mais importantes da história brasileira, a ditadura militar, período no qual as liberdades foram banidas do cotidiano da nação. No evento do dia 21, Bernardo Kucinski abordará o tema “A ditadura pelos olhares da mídia e do jornalismo”. A entrada é gratuita.