Blues e maracatu marcam atrações ao ar livre no Julho Fest

O final de semana foi mais uma vez preenchido com grande programação do Julho Fest, que reuniu bom público em todas as atrações, principalmente ao ar livre. Durante todo o dia aconteceram exposições, ações no Museu Histórico e Geográfico, comercialização de artesanato, teatro, brincadeiras para crianças na área central e nos bairros e, também, apresentações de grupos musicais de vários estilos, nas praças Pedro Sanches e dos Macacos.

Luciano Boca e Banda Bourbon atraíram a atenção de muitas pessoas durante a apresentação no centro da cidade, no final da manhã de sábado. Durante duas horas, a calçada no cruzamento das ruas Assis e Prefeito Chagas ficou lotada e o passeio ocupado por um público formado por turistas e pessoas da cidade de todas as idades, que aplaudiram a cada número do tradicional ritmo blues. O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço também esteve no local, prestigiando a apresentação.

À noite, na praça Pedro Sanches, o Grupo Congo de Ouro, mostrou o ritmo maracatu, com direito ao canto, batida dos tambores e de outros instrumentos, tocados por mais de 30 componentes, homens e mulheres de diversas etnias e idades. A apresentação contagiou, surpreendendo os turistas, que lotaram a praça, pela beleza das vestimentas, ginga corporal e o sincronismo musical. Na exibição por cerca de uma hora do maracatu, conhecido também como “baque virado”, o grupo conseguiu apresentar um pouco da diversidade da cultura afro-brasileira.

As apresentações musicais de final de semana, do Julho Fest, iniciaram na sexta-feira (19), à noite, com a Orquestra Românticos de Poços, no “Baile na Praça” que apresentou um repertório de clássicos dos anos 1940/50 e reuniram muita gente na praça Pedro Sanches, em frente à rua São Paulo. Também na praça dos Macacos, no mesmo horário, aconteceu show com artistas e bandas independentes da cidade, uma ação do Coletivo Corrente Cultural, que mesmo com a chuva que caiu à noite, reuniu grande público.

Confira a programação desta terça 23:

LOCAL: URCA

Incubadora de Oficinas Artísticas e Culturais

14h – Oficina em Massa

Oficina de Stop Motion (cinema de animação) para crianças e adolescentes de 5 a 16 anos. A atividade serve como meio de expressão e inserção cultural onde os participantes criam suas histórias e modelam os personagens produzindo curtas de animação. Oficina gratuita. Os participantes que cumprirem a carga horária receberão certificados.

Oficineiros: Rô Lovato e Anderson Almeida, artistas plásticos da Oficina da Terra e do Núcleo de Animação.

LOCAL: PRAÇA DOS MACACOS

20h – Mostra de Cinema Lanterna Mágica – Cinema na Praça com pipoca.

Filme: Aleijadinho – Paixão, glória e suplício.

Sinopse: A história do escultor mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, acompanhando sua vida e sua formação artística e cultural. O filme mostra o relacionamento com a escrava Helena, os conflitos políticos com o pai, um arquiteto português, a sua amizade com o inconfidente Cláudio Manuel da Costa e a doença que o deixou deformado, mas não conseguiu impedi-lo de trabalhar.

Classificação livre, exibição autorizada.

LOCAL: URCA/TEATRO BENIGNO GAIGA

20h30 – Guerra do Sangue – Cia. Luzes da Ribalta

Sinopse: Espetáculo musical que aborda de forma artística e dramática o tema HIV. Com uma bela trilha sonora, iluminação primorosa, figurinos conceituais e final surpreendente, Guerra do sangue levará a platéia a refletir.

Classificação livre

Entrada: R$ 10,00 inteira / R$ 5,00 meia