Cabine Literária será entregue na sexta

Iniciativas semelhantes foram sucesso em cidades europeias como Londres

Na próxima sexta-feira (18), às 14h, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, entrega uma minibiblioteca, a Cabine Literária. Ela irá funcionar no lugar da antiga cabine telefônica da rua São Paulo.
A idéia surgiu em 2015, a partir da aprovação da lei 9.037/2015, que trata do Sistema Municipal de Cultura, e da expansão de pontos de cultura e leitura pela cidade. “ Com o advento dos celulares, as cabines telefônicas vem se tornando espaços obsoletos. Diante disso e da inutilidade daquela cabine abandonada, resolvemos transformá-la em um pequeno espaço literário que valorizará aquela área de bastante circulação de pessoas do ponto de vista turístico, cultural e patrimonial”, diz o secretário municipal de Cultura, João Alexandre Moura.
Na entrega do equipamento cultural, o coletivo Esquina fará intervenções literárias com poetas declamando poesias, intervenções artísticas, varal de poesia e distribuição de poemas a população.
A Cabine Literária funcionará das 9h às 18h e a população terá acesso livre a revistas, jornais e livros, que podem ser devolvidos em qualquer biblioteca pública. “É importante que a população ajude a cuidar deste novo patrimônio público”, destaca a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Dora Teodoro.
A experiência da Cabine Literária já existe em outras cidades brasileiras como Bento Gonçalves (RS) e em cidades européias como Londres, na Inglaterra, e Praga, na República Tcheca.