Cafés especiais de Poços de Caldas são vendidos por mais de R$ 136 mil em evento em SP

Cafés de Poços de Caldas participaram da maior feira do mercado de cafés especiais do país, a Espaço Café Brasil. Mais de cem sacas foram comercializadas em apenas duas horas, totalizando R$ 136.700,00.
Em sua 7º edição, o evento conta com salas de cupping onde compradores do mundo inteiro podem provar a qualidade dos cafés de diversas regiões. Pela primeira vez, produtores de Poços de Caldas. finalistas do concurso local, puderam negociar seus cafés diretamente com compradores.
“Foi um sucesso além do esperado. Todos os cafés foram comercializados e os produtores estão colhendo o fruto de um trabalho sério feito em parceria com várias instituições. Hoje, posso dizer que os cafés de Poços de Caldas são especiais”, comemorou o coordenador de Fomento Agropecuário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ulisses Ferreira de Oliveira.
“Os compradores passaram a conhecer a qualidade dos cafés de Poços de Caldas. Por outro lado, os produtores estão sempre melhorando a qualidade de seus produtos e, a cada ano, surgem novos produtores se destacando no concurso”, analisou Ulisses. Ele lembrou que, no início do concurso local de qualidade de cafés, há cinco anos, apenas três propriedades trabalhavam com cafés especiais e, hoje, já são mais de 20. “Estamos no caminho certo”, celebrou.
Dez lotes foram comercializados, sendo cinco cafés naturais e cinco cafés cereja descascado. “A principio, a ideia era comercializar apenas cinco sacas de cada lote. No entanto, o sucesso foi tanto que os compradores compraram todas as sacas que os produtores tinham com aquelas características. Desta forma, acreditamos que os produtores estão começando a ver os resultados do trabalho iniciado em 2008. É um trabalho demorado, mas estamos resgatando a cafeicultura no nosso município”, finalizou o coordenador de Fomento Agropecuário.
A participação de Poços de Caldas no 7º Espaço Café Brasil, realizado de 4 a 6 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, foi possível graças à parceria entre Prefeitura, Café Poços, IF Sul de Minas campus Machado, Emater/MG e Volcano Origens Coffees.