Caminhada marcou Dia Mundial de Combate ao Tabagismo

Sr João Evangelista, ex-fumante, agradece à coordenadora do programa municipal

Na manhã desta quinta, 29, uma caminhada organizada pela Prefeitura, marcou o Dia Mundial e Municipal de Combate ao Tabagismo. Participaram agentes de saúde de diversos PSF, participantes do Programa Municipal de  Combate Tabagismo e comunidade em geral. A concentração aconteceu na Praça do Museu, onde os participantes fizeram alongamento. Depois seguiram para o Parque Municipal Antonio Molinari, num percurso de aproximadamente 2 km.
No parque, puderam medir a pressão arterial e também receber orientações sobre câncer de boca, pelo Programa Municipal de  Saúde Bucal. Foram distribuídos diversos panfletos sobre os danos que o tabaco causa ao organismo.  Na parte da tarde, houve a palestra “Estratégias para deixar de fumar”, ministrada pela responsável pelo programa de Tabagismo, Márcia Verdes Lopes, no Sesc.
João Evangelista Gonçalves deixou de fumar há 8 anos, graças ao Programa Municipal. Ele participou de toda a caminhada e, ao final, aferiu sua pressão arterial, que estava normal. “Agradeço  muito ao programa, porque se engana quem pensa que pode parar de fumar sozinho. É muito difícil e eu consegui graças aos profissionais que me ajudaram”, disse, agradecendo à responsável pelo programa.
A caminhada é parte integrante da Semana de Combate ao Tabagismo, que teve inicio na segunda, com apresentações teatrais nas escolas e se encerra na sexta,  com exames de pressão arterial , glicemia capilar  e aplicação do Teste de Fagerstrom , que avalia o grau de dependência ao tabaco. Haverá ainda   orientação sobre tabagismo e cânceres relacionados ao consumo de tabaco. As orientações acontecem na  esquina da Rua Assis com Prefeito Chagas, de 8h às 11h.
A Secretaria de Saúde mantém o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, que funciona na rua Paraíba, 150.