Campanha antitabagismo tem atividades nesta semana

Haverá orientações à população na quinta e na sexta

Começou nesta segunda-feira (26) a Semana de Combate ao Tabagismo. Até quarta-feira acontecem peças teatrais educativas nas escolas. Na quinta, Dia Nacional de Combate do Fumo, haverá  caminhada “Vamos nos unir contra o tabaco”, com saída na Praça do Museu e chegada no parque municipal Antonio Molinari.
No local, haverá atividades físicas, orientações quanto ao câncer de boca, fisioterapia e odontologia. No mesmo dia, haverá também a palestra “Estratégias para deixar de fumar”, às 14h, no Sesc.
E na sexta-feira, último dia da campanha, haverá exames de pressão arterial e glicemia, além de um teste que avalia o grau de dependência ao tabaco e distribuição de folhetos. A Secretaria de Saúde mantém o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, que funciona na rua Paraíba, 150.
A fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes, muitas delas são cancerígenas. O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos. No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo.
Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.