Campanha de imunização contra HPV começa no sábado

Vacina estará disponível em 17 unidades de saúde a partir de sábado (8)

No sábado (8), começa a campanha nacional de vacinação contra HPV, voltada a meninas de 11 a 13 anos. A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus, que pode causar câncer de colo do útero.
O Ministério da Saúde aproveitou o Dia Mundial da Mulher, comemorado em 8 de março, para lançar a campanha que deve vacinar cerca de 4 milhões de garotas, na faixa etária determinada, em todo o Brasil. Em Poços, a vacina estará disponível em 17 unidades de saúde.
Para receber a vacina, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
Este ano, a vacina foi incorporada ao calendário de vacinação e, em 2015, ela será ofertada também para meninas de 9 e 10 anos.
Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
No sábado, Dia D de vacinação, as unidades de saúde estarão funcionando, no período de 8h às 17h. Veja onde receber a vacina em Poços: PSF Esperança 2, PSF Kennedy 2,PSF São José, PSF Nova Aurora, PSF Dom Bosco, PSF Parque Pinheiros, PSF Santa Ângela, PSF Cascatinha, PSF Vila Nova, PSF Santa Rosália, PSF Ponto da Cascata/Marco Divisório, Regional da Zona Leste, Regional da Zona Sul, UBS São Jorge, UBS Jardim Country Club, Hospital da Zona Leste e Núcleo de Especialidades Centro (Samu).