Charanga é destaque no 1° dia de Carnaval

Bonecos da Charanga do Artistas animaram o centro da cidade

A Charanga dos Artistas, animada pelo som da Banda do Miguelzinho, foi o grande destaque do primeiro dia de carnaval em Poços de Caldas. A idéia é resgatar os antigos carnavais, animados ao som das marchinhas e pelos artistas fantasiados, que garantem a alegria dos turistas e moradores. A Folia na Praça acontece durante todos os dias de carnaval, sempre a partir das 16h, no Parque José Affonso Junqueira, na área central da cidade.
O local, coberto por tendas, protege os foliões das pancadas de chuva que caíram sobre a cidade no  sábado.  Para este domingo, a previsão é de tempo bom, mas sujeito a pancadas de chuva. A temperatura agradável, característica do município, é um dos fatores que atrai os turistas e só favorece os foliões., em sua maioria, famílias, que vêm a Poços atraídos pela segurança que o carnaval de rua local oferece.
Paralelamente aos festejos, as secretarias de Promoção Social e o Programa DST e Aids, orientam os foliões com campanhas educativas sobre violência sexual contra crianças e adolescentes e , na área de saúde, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids. O prefeito Eloisio do Carmo Lourenço, engajado na campanha da Promoção Social, esteve no primeiro dia de carnaval vestido com a camiseta que traz os dizeres:  “Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”. Sempre acompanhado da primeira-dama, Claudia Lourenço, prestigiou a Folia na Praça e o desfile das escolas de samba, à noite.
A programação teve uma pausa involuntária, devido a um blecaute, que deixou a cidade sem energia elétrica, de 18:30 às 20h,  causado pela explosão de um disjuntor na subestação de Furnas, localizada  em Poços de Caldas. O blecaute atingiu a região, deixando algumas cidades no escuro por até três horas. Após o restabelecimento da energia, a alegria voltou às praças da cidade e na avenida Francisco Salles, onde aconteceu o desfile das  escolas de samba do grupo de acesso e blocos caricatos.
Domingo
A programação para este domingo  destaca o Regional do Lira, às 10h,  também com marchinhas, na Fonte do Leãozinho, próximo às Thermas Antonio Carlos. Às 16h, a Folia na Praça, com a eleição da Baranga da Charanga, às 17h. Às 18:30h, o cordão leva os foliões até a Praça dos Macacos, onde a folia continua com o grupo Frevo na Fobica , seguido pelo grupo de samba Clip Art. Às 18h, tem início, na Avenida Francisco Salles, o desfile das escolas de samba e blocos caricatos. Já na Praça Pedro Sanches, também às 18h, apresentação do grupo Trio de Gala, seguido pela apresentação do Grupo de serestas de Poços de Caldas. Também ás 20h, segue o cortejo de Maracatu pelas ruas centrais da cidade, rumo à Praça dos Macacos.