Coleta de amostras para detecção de doenças respiratórias é tema de capacitação

Capacitação foi realizada na sala de treinamento do Samu

A Prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na última terça-feira (9), treinamento dos profissionais dos hospitais do município para a realização da coleta e envio de amostras biológicas da secreção nasofaríngea para detecção de vírus respiratórios.
A capacitação teve como objetivo treinar os profissionais dos próprios hospitais, descentralizando o procedimento. A maneira adequada da coleta das amostras é fundamental, já que este exame é parte integrante do diagnóstico e deve ser solicitado pelo médico.
A partir do dia 22 de julho, o procedimento, que hoje é realizado apenas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, passará a ser realizado no próprio hospital onde o paciente recebe o atendimento.
Além da capacitação, a Vigilância Epidemiológica vai distribuir aos hospitais, durante as próximas semanas, os materiais necessários para coleta e a caixa adequada para encaminhamento de amostras para a FUNED (Fundação Ezequiel Dias) em Belo Horizonte. A Vigilância Epidemiológica continuará responsável pelo transporte das amostras ao laboratório de referência.