Coleta de lixo eletrônico bate recorde

lixo eletronico

Eletrônicos devem ser entregues no Centro Educacional João Monteiro

Cerca de 3000 quilos de material eletrônico foram recolhidos no último mês no ponto de coleta de lixo eletrônico, localizado na região sul do município. O ponto de coleta é fruto de uma parceria da Prefeitura, por meio do Programa de Inclusão Digital, da Secretaria Municipal de Educação, com o programa ECOA e SOS Obras Sociais.
De acordo com a Coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação, Érika Gaiga, o principal objetivo é retirar o lixo eletrônico da natureza.”Nós sabemos que muitas pessoas ainda jogam equipamentos em terrenos baldios e essa não é a forma ambientalmente correta de se desfazer dos objetos, por isso o projeto existe”, explica. Desde 2014, ano de início da coleta até hoje, foram recolhidos cerca 5000 quilos de eletrônicos.
Os materiais devem ser entregues no Centro Educacional João Monteiro, localizado na Av. Alcoa, 540, Jardim Esperança (antigo Sesi). O ponto de coleta de lixo eletrônico visa o recolhimento de qualquer material eletro-eletrônico – exceto lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias – que esteja estragado, ou não.
Esse material é recolhido pelo SOS e vendido para a Sucata Digital, em São Paulo, uma empresa que possui certificação e é autorizada pelos órgãos governamentais para manuseio do material. Toda a verba obtida com a venda é revertida para as ações sociais do SOS.