Comércio justo é tema de trabalho universitário

Na última semana, cerca de cinquenta produtores rurais estiveram reunidos com o coordenador de Fomento Agropecuário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ulisses Ferreira de Oliveira e alunos do curso de administração da Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas. O encontro permitiu que os universitários colhessem mais informações sobre o Comércio Justo.

O trabalho, proposto pela coordenadora do curso de Administração, profª. Andreza Aparecida Lellis, em parceria com Ulisses Ferreira, possibilitou aos estudantes conhecer a Associação dos Agricultores Familiares do bairro rural Córrego D’antas, participando de uma reunião com os associados e colher depoimentos sobre o impacto do Fair Trade na melhoria da qualidade de vida das famílias ligadas à certificação.

O intuito dessa reunião foi apresentar aos acadêmicos o impacto que o comércio justo traz aos produtores rurais do município e mostrar que Poços de Caldas, por ser a primeira cidade na América Latina a receber o selo fair trade, já está sendo procurada por representantes de várias cidades interessadas em se tornarem uma Fair Trade Town incluindo a cidade do Rio de Janeiro”, explica Ulisses.

Na ocasião, os alunos registraram a conversa em fotos e vídeos e o material será aproveitado na campanha que será apresentada em 30 de outubro – dia em que se comemora o Dia Municipal do Comércio Justo. A edição deste material será feita pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas através da Secretaria de Comunicação.

Pioneira em todo o hemisfério sul, Poços de Caldas é a primeira cidade a ser declarada ‘Cidade de Comércio Justo’ (Fair Trade Town). Essa certificação internacional é concedida a locais que incentivam o consumo de produtos de comércio justo e promovem ações para divulgar o conceito.