Comitiva do Rio de Janeiro conhece projeto de Comércio Justo de Poços de Caldas

fairtrade rio (9)

Prefeito recebeu a comitiva do Rio de Janeiro no auditório da Secretaria de Educação

Uma comitiva formada por aproximadamente 30 pessoas, entre membros da Prefeitura do Rio de Janeiro, representantes de associações de artesãos e membros do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (SESCOOP-RJ) chegou a Poços de Caldas nesta sexta-feira (4), para conhecer a experiência de Fair Trade na cidade. A comitiva foi recepcionada pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
Estão na cidade, até o próximo sábado (5), o subsecretário de Projetos e Apoio ao Desenvolvimento Local da Prefeitura do Rio de Janeiro, Eugênio Soares, o presidente da OCB/SESCOOP, Marcos Diaz, a diretora de Economia Solidária e Comércio Justo, Ana Asti, a conselheira da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Inez di Mari, entre outros.
“Nós viemos levar essa experiência exitosa para o Rio. Queremos ser referência em comércio justo e nada melhor que aprender com Poços de Caldas”, destacou o subsecretário do Rio, Eugênio Soares, que agradeceu ao prefeito Eloísio pela receptividade.
A diretora de Economia Solidária e Comércio Justo, Ana Asti, ressaltou que a comitiva veio acompanhar de perto como o município de Poços de Caldas conseguiu consolidar a experiência Fair Trade. “Viemos aprender com quem foi pioneiro no Brasil”, enfatizou.
Já o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço destacou que o município se consolida na rede de cidades de Comércio Justo, cujo objetivo é incentivar a população a valorizar os produtos locais, da agricultura familiar, produzidos dentro de sistemas que garantem toda a sustentabilidade do processo.
Ainda na sexta-feira, a comitiva participou de palestras e experiências, com o objetivo de conhecer a história do comércio justo no cooperativismo. Neste sábado (5), a partir das 9h, o grupo visita a associação dos produtores rurais do Córrego D’Antas, para vivenciar o Comércio Justo no âmbito do cooperativismo agropecuário. Também no sábado, às 13h, a comitiva visita pontos de comercialização dos produtos fairtrade, para conhecer os principais desafios e a realidade do comércio justo no município.