Concurso destaca melhores cafés do município

Representantes da Fazenda Sertãozinho recebendo a premiação. Primeiro lugar na categoria cereja descascado.

O 5º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas premiou, no último sábado, os melhores cafés produzidos no município. A final aconteceu na sede da Cooperativa de Café da cidade e surpreendeu a todos pelos altos valores alcançados durante o leilão dos cafés.
O evento recebeu boa participação de público, entre produtores, compradores e vendedores, que ao longo do dia aproveitaram para fazer negócios. Os patrocinadores fizeram exposições de seus produtos, o que proporcionou interatividade entre todos.
Os vencedores do concurso foram conhecidos após um longo dia de provas de cafés, realizadas no laboratório móvel do Instituto Federal do Sul de Minas, que veio diretamente do Centro de Excelência do Café do Campus Machado. Os dez classificados de cada categoria, Natural e Cereja, ficaram expostos durante a tarde, para que produtores e compradores pudessem analisar cada grão, textura e aroma do produto. O Contêiner ficará na CaféPoços por mais duas semanas para ministrar cursos para os cooperados.
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas  teve inicio em 2008, sempre organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). A Prefeitura incentiva a produção de cafés especiais,  através de ações como a construção e o asfaltamento de terreiros de café, além de cursos em parceria com o IF Sul de Minas, Sindicato Rural e o SENAR. De acordo com Ulisses Ferreira de Oliveira, coordenador municipal de Fomento Agropecuário, “desde o início, o objetivo do concurso é incentivar os cafeicultores a produzirem cafés de qualidade superior, com maior valor agregado, para atingir novos mercados e também divulgar para o Brasil e o mundo a qualidade dos cafés de Poços de Caldas”.
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas é uma realização da CaféPoços e Instituto Federal do Sul de Minas Gerais,com apoio da Prefeitura (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Sindicato Rural de Poços de Caldas e EMATER-MG, com organização da GSC Eventos.
Os vencedores participam do Espaço Café Brasil,  uma feira internacional de café que  será realizada no ExpoCenter Norte, em São Paulo (SP) de 4 a 6 de outubro.  Importante ferramenta de integração entre todas as pontas da cadeia cafeeira, o Espaço Café Brasil traz, anualmente, profissionais de todas as partes do Brasil e também do mundo para trocar experiências, realizar negócios e apresentar seus lançamentos.
Conheça os vencedores  do 5º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas:
Natural
1º – Produtor Francisco Otávio Lotufo – Comprador Bourbon – Saca R$ 1.080,00
2º – Produtos Marco Antonio Lobo Sanches – Comprador Sá Rosa – Saca R$ 810,00
3º – Produtor Acácio Zanetti – Bourbon – Saca R$ 600,00
Cereja Descascado
1º – Produtor Fazenda Sertãozinho – Comprador Bourbon – Saca R$ 1.125,00
2º – Produtor Maria Amélia Barbosa Antunes – Comprador Sá Rosa – Saca R$ 805,00
3º – Produtor Francisco Otávio Lotufo – Comprador SMC – Saca R$ 685,00
Nesta edição, participaram 52 produtores, um recorde em relação às edições anteriores. Para 2013, a Comissão Organizadora espera número ainda superior, uma vez que a valorização dos cafés animou os produtores. A data para o 6º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas já está marcada: 28 de setembro de 2013.