Conferência de Saúde discutiu regionalização do Samu

Conferência de Saúde aconteceu no último sábado,na Câmara

A XII Conferência Municipal de Saúde, realizada no último sábado, 7, contou  com representantes de diversos segmentos da área de saúde no município e discutiu, entre outros assuntos, a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu.  A conferência contou com a presença do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, da secretária de saúde, Aparecida Linhares Pimenta, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Regina Alves e também com o coordenador estadual do Samu, Rasível dos Reis Santos Jr.

Em sua palestra de abertura da conferência, o coordenador estadual do Samu mostrou o projeto de regionalização dos serviços de Urgência e Emergência, que é um projeto do governo do estado de Minas e que busca integrar todos os pontos de atenção da rede, dividindo os hospitais em tipologias de níveis que vão de um a quatro. Dentro dessa regionalização está o serviço pré-hospitalar, que é o SAMU 192.

Em todo o estado de Minas, Poços é a única cidade que ainda não tem o serviço regionalizado. O coordenador afirma que a meta é estender o Samu de Poços para os outros 153 municípios, transferindo sua central para a cidade de Varginha, onde é realizado um investimento em estrutura física em um prédio cedido pela Prefeitura da cidade e  que deve ser inaugurado em fevereiro de 2014. A meta é que Poços realize a adesão ao consorcio de regionalização. “Essa mudança garante recursos do estado e do governo federal na ordem de mais de R$ 200 milhões  por ano para hospitais e SAMU já regionalizados ” garante Rasível dos Reis Santos Jr.

O prefeito  Eloisio do Carmo Lourenço,  juntamente com o coordenador estadual do Serviço de Urgência e Emergência, tirou duvidas dos servidores do Samu de Poços, população e dos dirigentes dos hospitais Santa Lucia e Irmandade Santa Casa. “A discussão sobre a regionalização do Samu chegou nessa conferência ao nível necessário para a mudança. Sanando dúvidas e esclarecendo em conjunto, que esse é o melhor caminho a se seguir”, disse o prefeito ao responder o questionamento de um dos servidores do Samu de Poços.

Segundo a secretária municipal de saúde, além de esclarecer sobre a possível regionalização do Samu de Poços,  a conferência é de extrema importância para a formação do Conselho Municipal de Saúde. “O conselho é formado por usuários, pessoas ligadas à secretaria de Saúde e da sociedade civil organizada. É ele que nos ajuda a encontrar problemas no sistema e repará-los a tempo”,  afirma Aparecida Linhares Pimenta. A secretária explanou sobre o Plano Municipal de Saúde para 2014/2015.

Algumas das decisões tomadas durante a Conferência de Saúde e que serão encaminhadas como sugestões ao prefeito e à secretária de saúde foram: Agir sobre a falta de algumas especialidades médicas e diversos exames especializados: CAPs – ampliar as ações, principalmente com relação ao álcool e droga: Adesão total ao SAMU Regional (Varginha) com discussão paralela sobre os recursos humanos do SAMU Municipal: Realizar consulta popular para ouvir a população sobre a regionalização ou não do SAMU Municipal (Plebiscito); Ampliar as ações preventivas em todas as faixas etárias da população; Ampliar as ações de promoção ä saúde e qualidade de vida incluindo os programas de atividades físicas, entre outros.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, a participação popular foi muito boa na conferência. “ Contamos com a presença de muitas entidades representantes dos mais diversos segmentos da cidade, em que nesta eleição teve mais entidades inscritas que vagas a serem preenchidas, já que são 48 conselheiros, sendo 24 titulares e 24 suplentes”.

O Conselho Municipal de Saúde, eleito nesse final de Semana passa a vigorar a partir de janeiro de 2014. Confira os eleitos:

SEGMENTO– TRABALHADORES DE SAÚDE:
ABO – Associação Brasileira de Odontologia
Cristiane Maria da Costa Silva – titular
Sara A. H. França Braga – suplente

APEF- Associação dos Profissionais de Educação Física
Deusdedit Resende de Assis – titular
Ismael Alexandre – titular

PUC – Pontifícia Universidade católica
Delcia Barbosa de V. Adami – titular

APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Juliana Diniz Virga  – titular