Conferência debate mais direitos, participação e poder para as mulheres

conferencia mulheres 04

Prefeito Eloísio participou da abertura do evento

Mais direitos, participação e poder para as mulheres. Este foi o tema da II Conferência Intermunicipal de Política para Mulheres, que reuniu representantes de 12 municípios da região, no Espaço Cultural da Urca, nesta quarta-feira (23).
O desafio principal do evento foi discutir estratégias para políticas públicas efetivas de igualdade para as mulheres. A Conferência foi oficialmente aberta pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cláudia Luciana Lourenço. “Agradeço especialmente as mulheres que vieram de outros municípios para participar da Conferência porque sabemos das dificuldades que temos de enfrentar no caminho”, enfatizou a presidente, que também falou da importância das mulheres na equipe de governo da administração municipal. “As mulheres ocupam secretarias estratégicas e de grande complexidade”, destacou.
Já o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço falou da importância da figura da mãe na sua formação política. “A atuação da minha mãe na família, na comunidade, na igreja sempre foi a mais política da casa. Minha mãe é uma grande articuladora e serviu de exemplo”, ressaltou o prefeito, que também lembrou a trajetória de luta da presidente Dilma Rousseff. “Em toda discussão sobre a luta por direitos, temos que falar da presidente Dilma, que é uma batalhadora que conseguiu ocupar o cargo mais importante do país”, enfatizou.
A secretária de Promoção Social, Lúcia Elena Rodrigues, falou do desafio de construir políticas públicas para as “muitas mulheres” da sociedade, em referência às condições diversas de cada mulher. Ela abordou, ainda, os desafios na ocupação de espaços de poder pelas mulheres.
Também participaram da Conferência, a representante do Instituto Albam, Tayane Lino, a superintendente estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Isabel Cristina Lisboa, a delegada Gisnéia Ramires e a diretora regional da Sedese, Ana Luiza de Souza.
Preparação
O município realizou uma série de pré-conferências dos Direitos da Mulher, com o objetivo de aprimorar o debate sobre os eixos temáticos que foram abordados na conferência. As pré-conferências foram realizadas em diversos locais, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e também na PUC. A Prefeitura realizou, ainda, um seminário com participação de 40 técnicos, ligados às áreas de assistência social, saúde, educação e segmentos parceiros, como movimentos de mulheres e outros.