Congresso Mineiro dos Serviços Públicos de Saneamento Básico tem início nesta quinta-feira

Evento acontece no Palace Hotel

O 3º Congresso Mineiro dos Serviços Públicos de Saneamento Básico, que acontece em Poços de Caldas de 25 a 27 de setembro, terá início nesta quinta-feira (25) com uma palestra sobre a história do Departamento Municipal de Água e Esgoto, com o tema “A História do DMAE de Poços de Caldas: 49 anos de existência, consistência e eficiência”, ministrada pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, a partir das 10h. Antes, será realizada a abertura oficial do evento, às 9h. As atividades acontecem no Palace Hotel.
O 3º Congresso Mineiro dos Serviços Públicos de Saneamento Básico é uma realização da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e tem como tema central a sustentabilidade econômica dessas atividades. O objetivo é fornecer aos gestores públicos municipais subsídios para que possam implementar uma política de saneamento própria, como manda a Lei.
O evento vai reunir profissionais qualificados, como engenheiros, acadêmicos, advogados e gestores públicos, que poderão direcionar melhor as ações na área de saneamento para a prestação do serviço com sustentabilidade e eficiência.
O congresso vai até o dia 27, quando será realizada uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água São Benedito (ETA I). Os congressistas poderão conhecer o novo sistema de tratamento de água totalmente automático com software desenvolvido para esta finalidade. A programação completa pode ser acessada no site www.assemae.org.br.
Confira a programação para esta quinta-feira (25/09)
08:00 às 09:00 – Credenciamento / Coffee Break
09:00 às 10:00 – Abertura
10:00 às 10:45 – TEMA 1: A História do DMAE de Poços de Caldas: 49 anos de existência, consistência e eficiência.
Palestrante: Eloísio do Carmo Lourenço – Prefeito de Poços de Caldas/MG
Coordenadora: Tânia Maria Duarte – Presidente da Regional Minas Gerais
10:45 às 12:00 – TEMA 2 – Seu Município está satisfeito com o contrato de concessão atual? Conheça os procedimentos para municipalizar os serviços municipais de água e esgoto.
Alex F. dos Reis – Assessor Jurídico da ASSEMAE
Marlon do Nascimento – Assessor Jurídico do CISMAE
Debatedor: Sérgio Henrique de Moraes – Diretor do Saae Boa Esperança/MG
Coordenador: Rodopiano Marques Evagelista – Diretor de Desenvolvimento Associativo da Assemae
12:00 às 12:30 – Apresentações de Tecnologias
Coordenador: Ezriel da Silveira B. Cardoso – Engenheiro do Sae Ituiutaba/MG
12:30 às 14:00 – Almoço
14:00 às 15:30 – TEMA 3 – O plano municipal de saneamento: realidade ou desafio?
Palestrantes:
Sérgio Rodrigues Ayrimoraes Soares – Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de águas – ANA
Professor Dr. Léo Heller – UFMG
Osvaldo Garcia – Secretário Nacional do Saneamento Ambiental/Ministério das Cidades
Debatedor: Rubens Erifatam Vaz – Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba/MG
Coordenador: Cleber Frederico Ribeiro – Vice-Presidente da Regional Minas Gerais Regional Minas Gerais
15:30 às 16:00 – Apresentações de Tecnologias
Coordenador: Guilherme Resende Tavares – Diretor do Dmae Ponte Nova/MG
16:00 às 16:30 – Coffee Break
16:30 às 18:00 – TEMA 4 – Apresentação de experiências de planos municipais de saneamento.
Edson de Oliveira Azevedo – Diretor Técnico IBIO – AGB Doce
Sergio Abucatter – FUNASA SUEST/MG