Conselho Municipal da Igualdade Racial e Étnica tem nova composição

Posse foi realizada na Casa dos Conselhos

Foi realizada, na noite da última quarta-feira, (4), solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal da Igualdade Racial e Étnica – Compiré, na Casa dos Conselhos, no piso superior do Mercado Municipal.
O COMPIRÉ é um órgão colegiado de caráter consultivo e propositivo, que tem por finalidade, em âmbito municipal, instituir políticas que promovam a igualdade racial e étnica, cujo objetivo é o combate ao racismo, ao preconceito e às discriminações raciais e, sobretudo, às desigualdades econômicas, sociais, políticas e culturais.
Compete ao conselho formular critérios e parâmetros para a implementação de políticas que assegurem o acesso às políticas de saúde, educação, esporte, lazer, profissionalização e assistência social aos segmentos étnicos da população de Poços de Caldas, que sofram alguma espécie de exclusão; participar do processo de definição de diretrizes das políticas de promoção da igualdade racial; realizar estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da situação dos segmentos étnicos locais; zelar pela diversidade cultural da população de Poços de Caldas, especialmente pela preservação da memória e das tradições africanas e afro-brasileiras e de outras etnias, constitutivas da formação histórica e social do povo, entre outras atribuições.
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica tem composição paritária entre o poder público e a sociedade civil e é formado por 14 membros e seus respectivos suplentes, dentre os quais sete representantes governamentais das secretarias de Governo, Educação, Promoção Social, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Saúde, Esportes e Planejamento e sete representantes de entidades da sociedade civil com atuação municipal. Os conselheiros têm mandato de quatro anos, readmitindo-se uma única recondução.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço parabenizou todos os membros que participaram do Compiré desde a sua fundação e falou também de sua trajetória de vida e das dificuldades enfrentadas por conta de sua condição racial. “Esta é uma bandeira de luta muito difícil. A dificuldade de falar de preconceito no Brasil é grande porque as pessoas se entendem como não sendo preconceituosas”, alertou.
O vice-prefeito Nizar El-Khatib, que já fez parte do Compiré, também participou da solenidade de posse. Ele afirmou que o trabalho do conselho é de fundamental importância porque, infelizmente, o preconceito ainda está presente no dia-a-dia. Ele citou, como exemplo, as manifestações de cunho racista sofridas pelos médicos cubanos que integram o programa Mais Médicos, do Governo Federal.
O secretário de Serviços Públicos, José Muniz Alves, que presidia o Compiré, também prestigiou a cerimônia de assinatura do termo de posse. “É preciso que esse conselho se empenhe para poder, além de manter as conquistas, buscar novos desafios que serão a herança que vamos deixar para nossos filhos e netos”, discursou.
Composição
Departamento de Meio Ambiente
Maria Fernanda Vieira Frayha – Titular
Letícia Siqueira Loiola – Suplente