Controle Interno realiza auditoria operacional na empresa Águas Minerais

Nos primeiros oito meses de 2014, o crescimento das vendas da empresa Águas Minerais chegou a 53,7 %, em comparação ao mesmo período de 2013

A Secretaria Municipal de Controle Interno finalizou, em maio deste ano, o processo de auditoria operacional interna realizada nas contas da empresa Águas Minerais, que apontou prejuízo acumulado de R$ 4.243.318,62. De acordo com o secretário de Controle Interno, Wanderlei Elias Colhado, o procedimento é realizado constantemente em vários locais da administração direta e indireta, com o objetivo de acompanhar, fiscalizar e avaliar a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos públicos em âmbito municipal.
A auditoria operacional interna foi realizada por uma comissão instalada em fevereiro. Após 90 dias de trabalho, o relatório foi concluído e encaminhado ao prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e ao diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Alair Assis, órgão ao qual a empresa Águas Minerais Poços de Caldas está vinculada.
Os resultados da auditoria apontam para um prejuízo acumulado de mais de R$ 4 milhões. Além de fiscalizar os dados contábeis, a comissão também apresentou medidas para a solução dos problemas diagnosticados, como o estudo de viabilidade de implantação de um departamento contábil, a promoção de concursos públicos para o preenchimento de vagas existentes, providências quanto às falhas contábeis, a implantação de um manual de normas e procedimentos, o aprimoramento do sistema de informática e o efetivo controle de produção.
A Secretaria Municipal de Controle Interno conta com 11 servidores, além do secretário, e é responsável por orientar, acompanhar, fiscalizar e avaliar a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da Administração Direta e Indireta, visando a implantação regular e a utilização racional dos recursos e bens públicos.
A empresa Águas Minerais vem desenvolvendo ações para reverter o quadro financeiro desfavorável que se apresenta desde o início da gestão. “Desde que assumimos a gerência da empresa tínhamos a consciência plena que a saúde financeira das Águas Minerais Poços de Caldas Ltda. não era adequada, conforme balanços mensalmente enviados. Desde então, diversas ações específicas estão sendo implantadas para reverter este quadro”, informa o diretor da empresa, Rodrigo Franco.
De acordo com Franco, a empresa está próxima de atingir o ponto de equilíbrio, com o incremento em vendas, modernização das embalagens, nova logomarca, criação de novo produto, envase com gás, início de parcerias com diversos distribuidores regionais de pequeno e médio porte e desenvolvimento de parceria com um grande representante da capital mineira. “Com a aprovação, junto ao DNPM, do início de operação da nova linha de envase de descartáveis de água mineral com e sem gás, já teremos um aumento mínimo de receita, da ordem de 30% do que é vendido hoje em garrafas descartáveis. Esta ação facilitará muito aos diversos pontos comerciais que preferem adquirir água com e sem gás de um mesmo fornecedor”, explica. Em relação ao Patrimônio Líquido da empresa, o diretor destaca que as ações já começam a dar resultados positivos, com a importante redução dos prejuízos, rumo ao ponto de equilíbrio.
O crescimento das vendas em 2013 foi de 52,8% em relação a 2012. Já nos primeiros oito meses de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013, o crescimento chega a 53,7 %. “Estes resultados demonstram o compromisso da direção e da equipe de trabalho e o apoio incondicional da administração municipal para o engrandecimento das Águas Minerais Poços de Caldas, orgulho de nossa cidade”, finaliza Franco.