Coordenadoria Estadual de Igualdade Racial apresenta projeto para Poços

Grupo discutiu a criação de Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial no município

Poços de Caldas poderá ter uma Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial. O assunto foi discutido na tarde de  terça (05), no Espaço Cultural da Urca, com a presença do prefeito Eloisio do Carmo Lourenço, de representantes dos movimentos sociais do município e do representante da  Coordenadoria Estadual de Igualdade Racial, Clever Alves Machado.
A Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial tem por finalidade a formulação, coordenação e avaliação das políticas públicas afirmativas de promoção da igualdade e da proteção dos direitos de indivíduos e grupos étnicos, com ênfase na população negra, afetados por discriminação racial e demais formas de intolerância.
“A implantação desse projeto é fundamental para a cidade, já que possuímos uma história de luta racial e de fortalecimento da igualdade. Seria um passo adiante para consolidação de uma política pública de estado e não só uma política de governo”, afirma a secretária de Promoção Social do município, Lucia Elena Rodrigues.
Na reunião, foi decidido que um grupo formado por oito representantes de diversas secretarias e movimentos sociais irá formular o trabalho de criação desse projeto, que deve ser apresentado em outubro para a Câmara Municipal. A criação da coordenadoria levará em conta características municipais, como leis e determinações que já existem sobre o assunto.
“Este é o momento certo para a implantação de um projeto desse porte na cidade. Com um prazo curto, é claro que algumas dificuldades aparecerão, mas nossos representantes possuem ótimas ideias, algumas já até inclusas nas secretarias, e, com certeza, apresentarão futuramente uma Coordenadoria excelente”, concluiu o prefeito Eloisio do Carmo Lourenço.