Você está em:

“Cuidados com o paciente traqueostomizado” é tema de capacitação ministrada para enfermeiros e fisioterapeutas da Rede

Capacitação aconteceu na sede da associação médica.

Na última quinta-feira (17), a secretaria de Saúde, por meio do setor da Educação permanente promoveu uma capacitação com o tema “Cuidados com o paciente traqueostomizado”, na sede da Associação Médica.

Tarcísio Nema de Aquino foi um dos profissionais que ministrou a capacitação.

A capacitação foi direcionada para fisioterapeutas e enfermeiros que atuam tanto na Atenção Básica, quanto no serviço de urgência e emergência e foi ministrada pela enfermeira, Carolina de Moura Barbosa e pelo fisioterapeuta, Tarcísio Nema de Aquino.

A coordenadora da Educação Permanente, Alice Correa Rodrigues ressalta a importância da secretaria de Saúde ofertar capacitações aos servidores. “As capacitações permitem que o profissional adquira aprendizagem sobre novas técnicas e aperfeiçoamento do seu trabalho. Gerando vantagens como o desenvolvimento de pessoas, aumento da segurança e assertividade dos serviços prestados e bem-estar na população assistida. Dando aos servidores a oportunidade de compreender a importância de seus serviços para a manutenção social.”

A traqueostomia é o procedimento cirúrgico que consiste na abertura da parede anterior da traqueia, comunicando-a com o meio externo por meio de uma cânula, possibilitando a permeabilidade da via aérea. Tem como objetivo primário servir como alternativa artificial e segura para a passagem do ar quando existe alguma obstrução nas vias aéreas naturais do paciente.

Foram abordados temas como, umidificação, aspiração, troca da fixação, troca da cânula, decanulação. Também foram apresentadas orientações para o domicílio, previamente à alta, é necessário orientar a família quanto ao padrão respiratório do paciente, sinais de infecção, troca de cânula, fixação, uso e troca do filtro de traqueostomia, aspiração de secreções, manejo dos equipamentos de monitorização, oxigenoterapia e técnicas para alimentação adequada, o que permitirá um bom manejo com o paciente em domicílio. A responsabilidade do treinamento do familiar referente ao procedimento de aspiração é da equipe de fisioterapia e do enfermeiro, bem como a supervisão diária até a alta hospitalar.

No dia 22 de fevereiro acontecerá outra capacitação, com o mesmo tema direcionada aos profissionais que não tiveram a oportunidade de participar.

A enfermeira, Carolina de Moura Barbosa também ministrou a capacitação.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social