Cultura resgata Salão de Artes Bruno Filisberti

Salão funciona no Espaço Cultural da Urca

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, através do Departamento de Cultura e Divisão de Equipamentos Culturais, lançou esta semana o edital do 1º Conarte, Concurso Nacional de Artes Plásticas Bruno Filisberti, que será realizado de 22 a 27 de julho dentro da programação do Julhofest 2014.
A criação do concurso marca a retomada das artes plásticas no município do ponto de vista institucional, como política pública de cultura e principalmente de resgate e reativação do Salão de Artes Bruno Filisberti no Espaço Cultural da Urca, em conformidade com a lei municipal nº 3555/1984 e antecipando ao anteprojeto proposto pelo vereador Flávio Faria.
“O concurso é o embrião para iniciarmos um debate com todos os artistas plásticos do município sobre a importância e utilização do Salão Bruno Filisberti além de consolidarmos uma legislação de uso e ocupação daquele espaço em conformidade com as necessidades atuais”, afirma o diretor de Cultura, João Alexandre Moura.
O edital do concurso pode ser acessado através do site da Prefeitura (http://pocosdecvaldas.mg.gov.br). As inscrições vão até o dia 20 de maio. O 1º Conarte Bruno Filisberti receberá participantes de todo o Brasil nas categorias acadêmico e moderno com premiações para os primeiros colocados.
Para o coordenador de Equipamentos Culturais, Gustavo Dutra, “a ideia do concurso de homenagear o importante artista não se justifica apenas pelo fato de que o espaço físico ostenta seu nome, mas, acima de tudo, pela significativa contribuição artística e cultural que Bruno Filisberti proporcionou às artes de Poços de Caldas, de Minas Gerais e do Brasil”.
Quem foi Bruno Filisberti
Bruno Filisberti nasceu em Mococa (SP) em 1912. Viveu em Poços de Caldas desde sua adolescência. Em São Paulo, frequentou a conceituada Escola de Belas Artes. Recebeu aulas de mestres como Paulo Vergueiro e Amadeu Scavoni. Produziu várias obras até 1979, ano de sua morte. É considerado um dos grandes artistas da história cultural de Poços de Caldas.