Delegações internacionais que participam da IESO visitam Prefeitura

ieso visita (2)

Representantes de diversos países estiveram no gabinete do prefeito

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço recebeu, nesta terça-feira (15), a visita de representantes das delegações dos países que participam da 9ª Internacional Earth Science Olympiad (IESO – Olimpíada Internacional de Ciências da Terra), que está sendo realizada em Poços de Caldas.
O evento, que conta com delegações de 28 países, é promovido pela International Geoscience Education Organization (Ideo) e realizada, este ano, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas). A olimpíada foi concretizada graças à parceria entre a Prefeitura de Poços de Caldas, o IF Sul de Minas e o Ministério da Educação.
É a primeira vez que o Brasil sedia o evento. A IESO é uma olimpíada científica destinada a estudantes do ensino médio, que ocorre anualmente e testa a proficiência dos alunos em disciplinas como geologia, meteorologia, ciência ambiental e astronomia.
Vinte e três equipes disputam a competição: Brasil, Austrália, Áustria, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Israel, Itália, Japão, Cazaquistão, Coreia, Noruega, Paquistão, Portugal, Romênia, Rússia, Espanha, Sri Lanka, Taiwan, Tailândia, Ucrânia e Estados Unidos. Argentina, Bolívia, África do Sul, Malawi e Iran participam do evento como observadores.
“Poços de Caldas se consolida no cenário de turismo de eventos. Tivemos, neste ano, a realização da Assembleia da Assemae e, em outubro, teremos mais um evento em parceria com o IF Sul de Minas. Essas atrações abrem novas perspectivas para a nossa atividade turística, além de colocar a cidade também no mapa dos eventos científicos”, destaca o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
A IESO estava prevista para acontecer na Rússia, mas por conta dos conflitos com a Ucrânia, o país perdeu a chance de sediar o evento. Assim, Itália e Brasil se colocaram à disposição da Organização Internacional de Educação de Geociências, realizadora da olimpíada, que decidiu pela organização em solo brasileiro. Em 2014, a olimpíada aconteceu na cidade de Santander, na Espanha.