Desenvolvimento pelas águas foi tema de palesta

Palestra ressaltou a importância das águas termais para tratamentos medicinais

Nesta sexta-feira (25), aconteceu um debate, realizado nas Thermas Antônio Carlos, parte da programação da Jornada Mineira de Patrimônio Cultural de 2015, cujo tema foi a realidade atual das cidades hidrominerais, que tiveram a constituição do seu patrimônio arquitetônico e seu desenvolvimento urbano ao redor de fontes de águas medicinais. O vice-prefeito Nizar El-Khatib participou do evento.

O debate foi ministrado pela diretora das Thermas, Jussara Marrichi, e pela coordenadora da Divisão de Patrimônio Construido e Tombamento, Leticia Siqueira Loiola.Entre os assuntos discutidos, uma explanação histórica, sobre os espaços termais do municipio.Foi feitatambém, uma discussão, sobre a importância da utilização das águas termais para tratamentos médicos. Após a mesa redonda, houve uma visita guiada pelas Thermas, com o objetivo da valorização da história do patrimônio arquitetônico das águas no centro histórico do município.

“Poços de Caldas e o mundo sofreram com os medicamentos alopáticos, então a importância das águas termais diminuiu. Mas, atualmente, o mundo está despertando para a qualidade de vida, e por isso temos que tratar mais a fundo essa questão”, afirma o vice-prefeito.

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2015 é organizada, em nível municipal, pela Divisão do Patrimônio Construído e Tombamento, da Secretaria Municipal de Planejamento.