Diversão e prestação de serviço marcaram a Festa do Trabalhador 2022

Estandes de diversas secretarias municipais, informações sobre cursos profissionalizantes e inserção no mercado de trabalho, brinquedos para as crianças, praça de alimentação e cervejarias de Poços marcaram a Festa do Trabalhador 2022, que aconteceu simultaneamente no Parque Municipal, na Zona Oeste e no Parque Ecológico, na Zona Sul.

O estudante, Vinícius Alvisi Zangiacomi, participou da festa no Parque Municipal e parabenizou a Prefeitura pela organização. “Achei bem legal, com música boa em um ambiente familiar e atividades pra todas as idades. Tudo estava muito bem organizado e com fácil acesso.”

Já o estudante, Nathan Robert estava presente na festa no Parque Ecológico, ele destacou os serviços que estavam disponíveis no local. “Foi muito bom poder ter um momento de lazer e prestações de serviço em um único local. Estava tudo muito organizado, e os shows estavam muito bons.”

A secretaria de Saúde esteve presente na festa com 04 estandes, realizando atendimentos e orientações com equipes do SAE/CTA, do setor de saúde bucal, do setor de Controle e Avaliação e dos Agentes de Combate às Endemias.

As secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET),  Promoção Social, Serviços Públicos também estiveram presentes na Festa, com estandes para orientar e realizar ações de prestações de serviço à população.

Além das secretarias, nos dois locais, uma Praça de Alimentação foi montada, com diversas instituições da cidade, comercializando vários tipos de alimentos em suas barracas. Diversas cervejarias de Poços também marcaram presença no evento.

Confira o balanço das ações da Festa do Trabalhador 2022:

SAE/CTA

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE) realizou orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e disponibilizou também informações sobre a prevenção para HIV, por meio da Profilaxia Pré exposição para HIV (PREP) e da Profilaxia Pós Exposição para HIV(PEP).

Durante o dia todo, no Parque Ecológico na Zona Sul, foram distribuídos 84 autotestes de HIV, 50 preservativos femininos e 288 masculinos. Já no Parque Municipal, na Zona Oeste, foram 97 autotestes de HIV distribuídos, 50 preservativos femininos e 288 masculinos entregues para a população.

Atualização do cartão do SUS

A equipe da secretaria de Saúde também realizou a atualização do cartão do SUS durante a festa. Ao todo, foram 199 cartões do SUS atualizados, sendo 82 no Parque da Zona Sul e 117 na Zona Oeste.

O Cartão Nacional do SUS é essencial para garantir acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde, como consultas, exames, remédios, internações hospitalares, entre outros.

Orientações odontológicas

A  orientações sobre higiene bucal para crianças, chamaram atenção dos pequenos. Durante todo o dia teve movimento no estande. Foram cerca de 200 crianças atendidas e orientadas no Parque Municipal e 150 crianças orientadas no Parque Ecológico.  Além das orientações, escovas dentais também foram distribuídas para as crianças.

Orientações sobre Arboviroses

A equipe dos Agentes de Combate às Endemias da secretaria de Saúde também realizou ação de conscientização e informação sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das chamadas arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

Panfletos também foram distribuídos com informações sobre onde os criadouros do mosquito são encontrados e atitudes da população que ajudam no combate ao mosquito. Cerca de 200 pessoas passaram pelo estande no Parque Ecológico e 300 pessoas no Parque Municipal.

Adoção de Plantas Domésticas

A secretaria de Serviços Públicos também esteve presente na Festa, no estande estavam realizando a doação dos pés de açaí para a população. Foram 1.500 mudas distribuídas no Parque Municipal de 1.300 no Parque Ecológico.

Cadastramento de Currículo

Integrando as ações do Programa “Poços+Emprego” a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), realizou o cadastro de currículos na plataforma, com o principal intuito de aproximar mão de obra e empresas, resultando assim, na inclusão das pessoas no mercado de trabalho . Ao todo foram 60 cadastros contabilizados pela equipe.

Promoção Social

A secretaria de Promoção Social prestou orientações à população sobre os serviços realizados pela pasta, além de esclarecer dúvidas e mostrar os trâmites para atualização do Cadastro Único.

Sistema S

Senac
No estande do Senac, foram ofertadas  orientações para elaboração de currículo, quick massagem e acesso a serviços gratuitos.

Sest/ Senat
Distribuição de bonés e squeezes se destacavam no estande do Sest/ Senat que também ofereceu orientação nutricional, orientações de saúde postural, aferição de pressão arterial, e orientações de qualificação profissional.

Veja mais fotos da Festa do Trabalhador 2022