‘Dom Clownxote’ é destaque do Julhofest nesta sexta

Gilbert Diniz encarna misto de palhaço e Dom Quixote

Nesta sexta-feira (26), às 17h, acontece a apresentação da peça “Dom Clownxote”, na praça Pedro Sanches, com o ator e diretor Gilbert Diniz. O espetáculo mescla a história de Dom Quixote de La Mancha com a de um palhaço. O evento faz parte do Julhofest.
Gilbert Diniz é fundador da Clínica do Riso, ator com formação no Tepa (RS) e nas escola Clown de Paris e Barcelona, foi convidado especial do Encontro Mundial de Palhaços em Bogotá, Colômbia.
O espetáculo de rua é fruto de pesquisas e da busca incessante no aperfeiçoamento da técnica na arte do palhaço. Após ouvir histórias de cavalaria, um ingênuo vendedor ambulante passa a acreditar nos feitos heroicos dos cavaleiros medievais e decide se tornar um. Como todo cavaleiro, ele precisa de uma dama para honrar, então elege uma bela dama que só conhece de vista e a chama de Dulcinéia. Depois tomar as devidas providências, monta em seu decrépito cavalo Rocinante e foge em busca de grandes aventuras.
O começo da criação do espetáculo confunde-se com o início do trabalho de construção e amadurecimento do palhaço rapé.  Foi iniciado a partir de diversas oficinas com mestres como Philippe Gaulier, Daniela Carmina, Ricardo Puccetti, Chris Lynam, Hilary Chaolain, Moshe Cohen e sedimentado após um curso profissional na escola de Clown de Barcelona na Espanha.
Julhofest nos Bairros
No sábado (27), a peça segue para o Parque das Nações, na avenida Portugal, em frente a Escola Padrão, onde será apresentada às 16h, dentro da programação Julhofest nos Bairros.