NFS-e  –  Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

[bg_faq_start]

Benefícios da utilização da NFS-e:

1. Proporciona ao Prestador de Serviços maior comodidade para utilizar o sistema em qualquer lugar do país; 2. Disponível para emissão inclusive por dispositivos móveis; 3. Confere segurança e agilidade não processo de emissão da NFS-e; 4. Comodidade de não mais precisar escriturar suas notas fiscais no livro fiscal do prestador; 5. Possui integração automática com o livro fiscal do prestador; 6. Elimina erros de preenchimentos de documentos de arrecadação bem como no registro de seu pagamento; 7. Reduz custos de aquisição de papel contribuindo para preservação do meio ambiente; 8. Reduz custos com impressão, já que o Tomador de Serviços recebe a Nota emitida pelo Prestador de Serviços em seu e-mail.

COMO UTILIZAR A NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Solicitação de Autorização de Emissão

Para solicitar a liberação para emissão de NFS-e, acesse o site www.pocosdecaldas.mg.gov.br, clique no banner GissOnline, informe sua identificação e senha. No menu do Prestador, em “Opções de Atendimento”, selecione AIDF/NFS-e e escolha a opção “Eletrônica”.

NFS-e Autorizada

Quando a solicitação de emissão de NFS-e for aprovada pela Prefeitura, você poderá acessar www.pocosdecaldas.mg.gov.br, clicar no banner da NFS-e e utilizar o site para emissão informando sua identificação e senha do Portal GissOnline.

Emissão NFS-e

Para emissão da NFS-e utilize o site www.pocosdecaldas.mg.gov.br, clique no banner da NFS-e, realize o acesso ao sistema selecionando a opção “Acesso Exclusivo-Prestador” utilizando sua identificação e senha. A utilização da NFS-e pode ser efetuada por meio de dispositivos móveis como tablets ou smartphones. Para isso, acesse pocosdecaldas.ginfes.com.br/mobile.

Consulta de Autenticidade da NFS-e

Para consultar a autenticidade das Nostas Fiscais de Serviço, o tomador deverá acessar o site www.pocosdecaldas.mg.gov.br, clicar no banner da NFS-e e selecionar a opção “Autenticação-Notas” . Para realizar a consulta é necessário informar “número da NFS-e” e o “Código de Verificação”.

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA PASSO A PASSO

1º PASSO

No menu “Página Inicial” existe a opção “Manutenção” onde o contribuinte poderá visualizar seus dados cadastrais, alterar senha, incluir logomarca da empresa, verificar os serviços que estão enquadrados e realizar o cadastro de seus clientes para facilitar a busca do Tomador de Serviços na hora da emissão da NFS-e Para acessar o formulário de emissão da NFS-e, clique na opção “Emitir NFS-e” disponível no menu “Acesso Rápido” ou “Página Inicial”.

2º PASSO

Na aba “Pesquisa Tomador”, você realizará a busca do Tomador de Serviços que está comprando seu serviço prestado.A busca pode ser feita por CPF/CNPJ, Inscrição Municipal e/ou Razão Social. A busca será realizada primeiramente no seu Cadastro de Clientes e, caso não seja encontrado, a busca será realizada na Base de Dados da Prefeitura. Caso não encontrado em nenhuma das opções os campos ficam abertos para preenchimento manual. Vale ressaltar que o campo “e-mail” é de extrama importância, por meio deste, o Tomador de Serviços receberá a NFS-e emitida.

3º PASSO

Na aba “Serviços Prestados” você vai inserir todas as informações relativas à prestação do serviço. No Item “Competência” você deve informar a competência da prestação do serviço. No Item “Local da Prestação”, você deve indicar o município da realização do serviço, caso não seja o seu município de origem. No item “Discriminação dos Serviços”, o Código de Serviço selecionado será o que você está enquadrado, havendo também a possibilidade de emitir uma NFS-e para uma atividade eventual, clicando na “lupa” que trará a lista atividades completo do município. No item “Descrição ou código do Serviço” você poderá inserir as informações do serviço realizado e demais informações não obrigatórias pertinentes à prestação de serviços. Observe o limite máximo de preenchimento deste campo que é de 2000 caracteres. O item “Construção Civil” deverá ser preenchido apenas pelas empresas enquadradas em atividades de Construção Civil, devendo informar o código da obra cadastrado na GissOnline para que o sistema vincule corretamente a NFS-e emitida com a obra. No item “Valores”, deverão ser inseridos as informações como segue abaixo:

Valor do serviço prestado: Informe o valor total bruto do serviço prestado;

No item “Tributos Federais”, há possibilidade de inserir os valores dos Impostos Federais (PIS, COFINS, IR,INSS e/ou CSLL) quando houver. Esses campos são apenas para indicação e controle, não havendo abatimento qualquer da base de cálculo do serviço. As deduções permitidas são aquelas dispostas pela Legislação Municipal.

No item “Totalizador” , o sistema trará o valor da Base de Cálculo, já excluindo o valor das deduções permitidas pela legislação, calculando o imposto no campo Valor do ISS a pagar, de acordo com o serviço e alíquota informados acima.

Após estes procedimentos, ao clicar na opção “Emitir” , você receberá uma notificação de que a NFS-e foi emitida com sucesso, informando o número da NFS-e e o código de verificação. Quando você receber esta mensagem automaticamente o Tomador do Serviço receberá esta nota em seu e-mail, conforme cadastrado anteriormente(Lembramos a importância da correta inserção de e-mail do Tomador).

Substituir NFS-e

Ao selecionar esta opção, você poderá substituir uma NFS-e emitida anteriormente. Basta realizar a consulta por Número de NFS-e, Período ou Tomador e clicar duas vezes na NFS-e que deseja substituir. A NFS-e substituída será cancelada, ficando registrado o vínculo entre a nota substituta e a substituída.

Consultar NFS-e

Ao selecionar esta opção, você poderá visualizar as NFS-e emitidas, tendo opção de realizar a consulta por Número de NFS-e ou Período de Emissão. Ao realizar a consulta, para visualizar a NFS-e, basta clicar na “lupa” que aparece ao lado de cada NFS-e.