Educação e DME realizam primeira reunião de acompanhamento de projeto educacional

No dia 17 de maio, cerca de 50 professores da rede municipal de ensino participaram da 1ª Reunião de Avaliação e Acompanhamento do Projeto “Escolas e Cidadãos Ecoeficientes”, realizado pela DME Distribuição em parceria com a Prefeitura Municipal. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e abrange cerca de 12 mil alunos do ensino fundamental.
Em abril foi realizado um curso de capacitação de 20 horas, onde foram ministradas palestras sobre geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, consumo consciente, sustentabilidade, segurança, coleta seletiva e reciclagem do lixo, utilizando a metodologia PROCEL Educação: A Natureza da Paisagem Energia Recurso da Vida. Após o curso, os professores participantes repassaram todo o conhecimento aos demais educadores das escolas. O encontro no dia 17 serviu para avaliar a receptividade dos demais professores e para que cada participante fizesse suas considerações e apontasse as dificuldades e as melhorias necessárias para o bom andamento do projeto, de acordo com as peculiaridades de cada escola.
“O projeto foi muito bem recebido pelos professores e pela direção da escola. Eu percebi que eles abraçaram a causa e que vai ser muito bom, pois acredito que os alunos irão levar isso para os pais e pegar no pé para que haja mudança”, diz Isabel Cristina de Souza Castro, professora do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto.
Em algumas escolas os professores já começaram a trabalhar com os alunos, os temas relacionados ao projeto. É o caso da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, que durante a reunião apresentou alguns trabalhos feitos pelos estudantes. “Em nossa escola já temos a disciplina de Meio Ambiente há três anos, e trabalhamos diversos temas, inclusive economia de energia elétrica. Então esse projeto acabou reanimando a todos. Os alunos já mostram o que estão aprendendo, eles fizeram rap, história em quadrinhos e até literatura de cordel, tudo sobre o tema economia de energia e isso é muito bacana. Eu realmente espero que esse projeto dê muito certo”, destaca a professora Cristiane Frazão.
“Durante a reunião nós percebemos que cada escola tem um ritmo, uma forma de receber e desenvolver o projeto. Por isso foi importante nos reunirmos com os professores para entender o que devemos ajustar e o que é preciso melhorar. Como ainda estamos no começo, toda orientação é importante para que o trabalho dê certo”, explica Cláudia de Souza, assessora de meio ambiente da DMED.
Na próxima etapa do projeto haverá a distribuição das fichas aos alunos que participarão do processo de controle e acompanhamento do consumo de energia nas residências.  Durante os dias 03, 04 e 05 de junho, no Espaço Cultural da Urca, será realizada uma feira pedagógica com exposição sobre os diversos tipos de fontes de energia, dicas de economia e segurança com energia elétrica e informações sobre pegada ecológica e coleta seletiva.