Estado debate o trabalho infantil na região

O encontro, iniciado na manhã de quinta-feira, contou com a participação da presidente do CEDCA-MG, Carmem Rocha, e teve como foco central o trabalho infantil

Termina nesta sexta-feira (24), em Poços de Caldas, a plenária regionalizada do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-MG), que conta com a participação de integrantes de conselhos tutelares, secretarias e departamentos de Promoção Social de cerca de 40 municípios do sul de Minas. O encontro, iniciado na manhã desta quinta-feira (23), conta com a participação da presidente do órgão, Carmem Rocha, e tem como foco central o trabalho infantil, tema sugerido pela própria região.
Conforme a presidente, a pauta foi definida com base nas próprias demandas das cidades representadas no encontro. Com isso, avalia, o debate fica mais rico, real e importante, porque é fruto das experiências de profissionais da área, que têm perfeito conhecimento da realidade de cada localidade.
Carmen Rocha diz que Minas Gerais possui 853 municípios e os desafios são muitos dentro do Estado, por isso, todos os cidadãos responsáveis têm que integrar uma rede com os objetivos comuns de fortalecer as políticas públicas dos governos federal, estadual e, principalmente, municipal, para tentar resolver o problema do trabalho infantil.
Lúcia Helena Rodrigues, secretária de Promoção Social de Poços de Caldas, revela que o problema também existe no município e os dados, sobre trabalho infantil, são conhecidos desde o censo de 2010 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A secretária informa, no entanto, que o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço tem estimulado a organização de parcerias intersetoriais, que promovem ações conjuntas entre pastas municipais, como as secretarias de Saúde e de Educação, que utilizam cadastros atualizados e de qualidade e podem contribuir significativamente para uma melhor abordagem social do problema.
Elina Jurema, diretora regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG),  órgão que organizou o evento, diz que faz muito bem acolher grupos de pessoas de município vizinhos, que trazem para o debate experiências e práticas pessoais importantes. Ela lembra, ainda, que por trás de cada conselheiro, ou profissional envolvido com as questões da criança e o adolescente, está um prefeito que deve ter a atitude ressaltada quando demonstra interesse em questões tão relevantes.