Estrada Poços/Palmeiral receberá investimentos de mais de R$ 12 milhões

Prefeito Eloísio Lourenço assinou o documento de autorização para estadualização da estrada

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, assinou, juntamente com o prefeito de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço, e de Botelhos, Mateus Guidi, a autorização para inclusão da estrada Poços/Palmeiral no Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária de Minas Gerais. A solenidade de assinatura foi realizada na Câmara Municipal, na tarde desta sexta-feira (19).
O trecho de 30 km, que liga Poços de Caldas ao distrito de Palmeiral, em Botelhos/MG, foi delegado ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a execução de obras de conservação e manutenção. “É uma grande conquista para o município, principalmente para a população da zona rural. É uma demanda da nossa população de muito tempo e só temos a agradecer ao secretário Carlos Melles e ao governador Antonio Anastasia”, destacou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. Ele também ressaltou que a estadualização da estrada trará economia para o município, que precisava investir recursos próprios em operações tapa-buraco e reformas parciais.
Já o secretário Carlos Melles enfatizou a importância histórica do trecho e o pioneirismo da região no sentido de modernizar suas estradas vicinais. “Com essa assinatura, o Estado coloca a estrada Poços/Palmeiral no programa mineiro de conservação de estradas, com investimentos da ordem de R$ 12 milhões a R$ 15 milhões”, anunciou. Melles também afirmou que a obra já consta do orçamento do Estado e os recursos já estão definidos. O processo licitatório deve ser concluído em, no máximo, três meses. Após a recuperação total da via, a empresa vencedora da licitação fará a manutenção do trecho por mais dois anos.
A estrada é uma das mais importantes vias de escoamento da produção agrícola do município, principalmente de café. As más condições do trecho encarecem o preço do frete, além de aumentarem a demanda de manutenção dos veículos dos próprios produtores e prejudicarem o desenvolvimento do roteiro de turismo rural. Somente no município de Poços de Caldas, são aproximadamente 1.500 moradores nas imediações, que utilizam o trecho constantemente. A situação da estrada prejudica também o transporte escolar.
“Essa recuperação que hoje está sendo anunciada pelo governo do Estado, juntamente com os dois municípios, é uma conquista já há muito esperada por toda a comunidade, principalmente rural. Só temos que parabenizar a iniciativa porque teremos melhores condições de escoamento da produção e de locomoção das famílias. Além de beneficiar a produção agrícola da região, a obra tem também uma conotação importante no aspecto da educação e do turismo”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas, Rodrigo Reis. Ele lembrou que, recentemente, foi lançado o Roteiro de Turismo Rural da região, que passa pela estrada Poços/Palmeiral.
Também participaram da solenidade de assinatura, o deputado estadual Carlos Mosconi, o presidente da Câmara, Paulo Tadeu Silva D’Arcádia, o coordenador regional do DER/MG, Fernando Antônio Carneiro Ferreira, o vice-prefeito Nizar El-Khatib, secretários municipais, vereadores, representantes de comunidades rurais, empresários e lideranças políticas.
Esforços
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço assinou, no dia 6 de junho, o convênio para a recuperação da estrada Poços/Palmeiral, celebrado entre os municípios de Poços de Caldas e Botelhos e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Minas Gerais, com a interveniência da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas.
A notícia já havia sido antecipada ao prefeito, em reunião com o secretário Carlos Melles, em Belo Horizonte, confirmando a solicitação anterior feita por Eloísio. Agora, na solenidade de assinatura da autorização para estadualização do trecho, o prefeito ressaltou o trabalho e o esforço das diversas lideranças políticas da região através dos tempos, na luta por melhorias da estrada.

Secretário Carlos Melles assinou a autorização de estadualização da estrada