Evento marca Dia Internacional de Combate às Drogas em Poços de Caldas

CAPS AD ok

Caps Álcool e Drogas funciona à rua Paraíba, 2OO

O Conselho Municipal de Política Sobre Drogas – COAD – realiza, no próximo domingo (26), o evento “Esse conselho vale a pena”, alusivo ao Dia Internacional de Combate às Drogas, que marca a mobilização para prevenção e combate à dependência química. O evento tem início às 9h e vai até as 16h, no Parque José Affonso Junqueira (atrás do Palace Hotel).
O objetivo é abordar o tema drogas, além de apresentar à população as políticas públicas de tratamento e prevenção, em um esforço conjunto das secretarias de Defesa Social, Saúde, Esportes e Lazer, Educação, Turismo e Promoção Social, com a participação dos grupos Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA).
A Associação Barbeiros do Brasil destinou 44 profissionais da cidade de Belo Horizonte para dar apoio ao evento, oferecendo corte de cabelo gratuito. Haverá, ainda, diversas apresentações artísticas durante todo o dia. A iniciativa conta com apoio das empresas Auto Omnibus Circullare e Danone e da Associação Comercial e Industrial de Poços – ACIA.

Rede de atendimento
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que integra o Sistema Único de Saúde (SUS), está mobilizada em prol deste movimento no combate às drogas. Em Poços, a rede é composta por serviços e equipamentos variados, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas e CAPS II), as Unidades Básicas de Saúde, a equipe de Consultório na Rua, Hospital de Referência Santa Lúcia, com oito leitos credenciados, assim como outros pontos de atenção da Rede de Saúde Mental, como os Serviços de Urgência e Emergência, com UPA 24 horas, SAMU e Hospitais.
A celebração do Dia Internacional de Combate às Drogas visa a intensificação e fortalecimento da oferta de cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar, promovendo a articulação e integração dos outros pontos da rede, como Promoção Social, Esporte e Educação.
No município, as Unidades Básicas de Saúde com Estratégia Saúde da Família (ESF) realizam ações nas unidades escolares e abordam temas como a prevenção ao uso de álcool e outras drogas, além desenvolverem o cuidado para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, compartilhadas, sempre que necessário, com os demais pontos da rede.
O CAPS AD é a unidade especializada em atender os dependentes de álcool e drogas, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.

Atendimento
No período de janeiro a abril de 2016, o CAPS AD em Poços de Caldas realizou 215 atendimentos em grupo; 1.048 atendimentos individuais; 814 consultas médicas; 326 oficinas terapêuticas; 45 atendimentos familiares; 563 acolhimentos; 163 grupos de famílias e 88 visitas domiciliares.
Além disso, são realizadas reuniões com a rede para discussões sobre crianças e adolescentes que estão sendo assistidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), UBS, NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e Conselho Tutelar, além de capacitações para a equipe e oficinas aos usuários.

Peça ajuda!
Se você é usuário de álcool ou outras drogas ou quer ajudar alguém, procure a Unidade de Saúde do seu bairro ou o CAPS AD, que funciona à rua Paraíba, 200. O telefone é o 3697 -2249.