Exposição da artista plástica Cláudia Stach abre nova galeria da Urca

A exposição da artista plástica poços-caldense Cláudia Stach abriu a nova Galeria de Arte do Espaço Cultural da Urca, inaugurada na noite da última quinta-feira (17). A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo César Silva, de secretários municipais e artistas.
O diretor do Departamento de Cultura, Gustavo Passos, destaca que o objetivo da nova galeria é oferecer um espaço adequado para que os artistas possam divulgar os trabalhos produzidos, que funcione também como mais uma opção de cultura e lazer para moradores e turistas.
“O objetivo é oferecer para a população e turistas um espaço novo para a fruição de cultura. A Galeria de Arte do Espaço Cultural da Urca – nome provisório, pois queremos batizá-la com um nome de mulher para dividir esse nobre espaço com Benigno Gaiga, Bruno Felisberti e Jurandir Ferreira – é um espaço remodelado, feito no capricho para abrigar todas as manifestações artísticas”, ressaltou Passos. “Esperamos administrar uma concorrida agenda para exposições de quadros, esculturas, fotografias e qualquer tipo de arte”, completou.
A artista plástica Cláudia Stach agradeceu pela oportunidade de mostrar o seu trabalho em espaço nobre. A exposição é composta por 20 telas elaboradas com técnica mista e fica na galeria até o dia 31 de maio. Stach começou a pintar em 2002, como forma de terapia e, desde então, já participou de diversas exposições. Em outubro deste ano, a artista já tem exposição agendada em Montreal.
“Gostaria de saudar a artista plástica que nos brinda com este belíssimo trabalho e passa a fazer parte da história deste espaço, com sua obra tão valorosa, que demonstra mais uma vez o nível dos artistas que temos no município”, enalteceu o prefeito Paulo César Silva. Ele aproveitou para ressaltar o trabalho desenvolvido pela equipe do Departamento de Cultura.
A secretária de Turismo e Cultura, Durce Helena de Gouvêa, enfatizou a importância da iniciativa. “É um pequeno trabalho que vai se tornar grande pela oportunidade que está sendo dada às pessoas de mostrarem o seu trabalho”, afirmou. Ela também falou da necessidade de se manter uma atração permanente na Urca, o mais importante centro de eventos do município.
A galeria foi criada por conta da grande procura de artistas em busca de espaço adequado para exposições. O antigo espaço da pinacoteca recebeu iluminação, pintura e painel de exposições, com recursos do Fundo Estadual de Cultura. Cada exposição deve durar aproximadamente 15 dias. Mais quatro mostras já estão agendadas.