Expositores da Fearpo passam por capacitação

Capacitação abordou as regras para manipulação de alimentos

Os expositores da Feira de Arte e Artesanato de Poços de Caldas (Fearpo) que comercializam alimentos passaram por uma capacitação ministrada pela Vigilância Sanitária municipal na tarde da última quinta, 26, no Espaço Cultural da Urca. Participaram 22 expositores, dos 37 cadastrados. Além do curso, todos foram recadastrados pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo.
“Este é um momento de orientação. Queremos adequar, dentro de normas sanitárias, dentro da legislação vigente e dar garantias de procedência dos produtos vendidos na feirinha. E isso é um processo que vai ser construído gradativamente, com todos os expositores, tanto na área de alimentos como os artesãos”, informa o secretário de Turismo, Geraldo Rômulo Vilela Filho.
A  reorganização da Fearpo atende a uma exigência do Ministério Público, que encaminhou Termo de Ajuste à Secretaria Municipal de Turismo, além de solicitação de maior fiscalização, para coibir produtos industrializados e outros que não artesanais. A Feira de Artesanato funciona aos domingos e feriados na Praça Dom Pedro II (Praça dos Macacos).
No último domingo, equipe da Secretaria de Turismo, acompanhada de fiscais da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, fiscais da Secretaria de Serviços Públicos e membros da nova Comissão Fiscalizadora da Fearpo,  realizou vistoria em todas as barracas, documentando o relatório com fotos.  “A partir disso, estamos realizando reuniões com todos os segmentos da feirinha. Hoje com os que comercializam produtos alimentícios e na próxima semana, com os artesãos”, informa a diretora de Turismo, Sylvia Karina.
“Nosso foco é ter uma feira fortalecida para que o turista que chegue lá encontre uma feira bem diversificada e organizada, com regras. E isso é bom tanto para o artesão como para o turista, que terá produtos de maior qualidade”, conclui a diretora.
Os expositores da área de alimentação que não puderam comparecer à reunião de quinta, devem participar da capacitação que acontece dia 9 de outubro, também na Urca. Nos dias 1 e 3 de outubro, as reuniões acontecem com os expositores da área de artesanato.