Fazendinha da Festa Uai está sendo montada

A tradicional fazendinha, montada no recinto da Festa Uai, já está sendo construída. Feita através da centenária técnica de pau a pique, onde se mistura capim e barro para fazer a massa, aplicada em paredes de bambu trançado, em seu interior, os visitantes poderão encontrar objetos que remetem à casa do tradicional caboclo do interior de Minas.
No guarda-comida antigo há panelas de ferro, batedor de bolo movido a manivela, ralador feito de lata. Na casa, a lamparina ilumina outros utensílios, como a cuia feita de cabaça, o pilão, mancebo, peneiras. Ainda compõe o local, uma sala com ferramentas antigas. Em um dos cantos, um velho rádio parece ainda tocar os sucessos de 60 anos atrás. No quarto um baú, penico de ferro e na cabeceira da cama um copo de água, talvez para guardar os dentes do antigo morador.
Outros habitantes da fazendinha são os animais. Diversão garantida das crianças, que poderão ver carneiro, vaca, pôneis e galinhas.
O visitante poderá saborear ainda um delicioso biscoito, que sai quentinho do forno de barro e pode ser recheado com pernil, além de pão de queijo e broa enrolada na folha de bananeira. A fazendinha está a cargo dos escoteiros, que todo ano montam o local, sob a supervisão do chefe Fafi e, da venda dos quitutes e chás, financiam parte das atividades educativas do escotismo durante todo o ano.
Estrutura
Faltando seis dias para o início da festa, a montagem do recinto está a todo vapor. Nesta tarde, a diretora de Turismo, Sylvia Karina, conferiu os trabalhos. Equipes do DMED trocavam a fiação e instalavam postes e holofotes que garantem a perfeita iluminação da festa. Também o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) já vai deixar tudo pronto para a ligação da rede nas barracas. O pessoal da carpintaria da Prefeitura está trabalhando na montagem da vila, com os quiosques utilizados no Natal e confeccionou um coreto, já instalado na festa, que será palco para apresentações musicais, numa réplica das pracinhas encontradas nas cidades do interior de Minas.
A 31ª edição da Festa UAI acontece de 21 a 25 de agosto, no estacionamento do Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira.
A Festa UAI é uma realização da Prefeitura de Poços de Caldas, com patrocínio do Governo do Estado, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e incentivo do Grupo DME,  e do Ministério do Turismo.