Feira de economia popular solidária acontece sexta e sábado

Evento regional será realizado no Parque José Affonso Junqueira

Poços sedia na sexta-feira (22) e no sábado (23) a Feira Regional de Economia Popular Solidária do Sul de Minas. O evento acontecerá no Parque José Afonso Junqueira, das 9h às 22h.
A feira terá 30 estandes para comercialização dos produtos da economia popular solidária como café, mel, artesanato e confecção. Os produtos são de empreendimentos solidários das seis microrregiões do Sul de Minas: Itajubá, Pouso Alegre, Alfenas, Varginha, Passos e Poços.
Haverá também praça de alimentação e um espaço institucional da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), que promove a feira. “A feira é extremamente importante, e como vai acontecer em um feriado e em uma cidade turística, a nossa expectativa é que as vendas sejam potencializadas, com o aumento de público”,diz a coordenadora do Fórum Regional de Economia Popular Solidária do Sul de Minas, Edna Leite Ramos.
O público também poderá apreciar manifestações culturais no local. Já confirmaram presença a Associação Chico Rei (teatro e sarau), o grupo Corrente Cultural (apresentação musical) e um coletivo de músicos de rap promete movimentar o evento.
O principal objetivo é divulgar, fortalecer e incentivar a comercialização dos produtos e serviços oferecidos pelos programas e projetos da política da Economia Popular Solidária do Estado, buscando a promoção do consumo consciente e sustentável. Além de promover a comercialização direta dos produtos, a feira é espaço de promoção de negócios, fomento, formação e informação, visando à sustentabilidade dos empreendimentos.
Ao todo, serão realizadas dez feiras regionais e uma estadual em Minas Gerais. “O movimento de economia solidária é muito organizado e articulado e, há muito tempo, reivindica do Governo do Estado mais apoio para os empreendimentos para que possam potencializar suas vendas. Agora, o Estado está apoiando essas feiras, apoiará as feiras permanentes com entrega de barracas e ainda prestará assessoramento aos empreendimentos. Isto faz parte de uma política que o governo está implantando de apoio a essa modalidade de geração de renda”, afirma o subsecretário de Trabalho e Emprego, Antônio Lambertucci.