Fonte do Leãozinho passará por intervenções

fonte leãozinho
O logradouro turístico Fontanário Pedro Botelho, mais conhecido como Fonte do Leãozinho, irá passar por intervenções. A Secretaria Municipal de Turismo e o Departamento de Patrimônio Construído, da Seplan, estão à frente dos trabalhos. O atrativo turístico é composto do chafariz, em formato de cabeça de leão, que jorra água mineral, e dois abrigos, um que comporta fontes de água sulfurosa e outro que protege a entrada para a nascente de água sulfurosa que abastece as Thermas Antonio Carlos.
A intervenção irá se iniciar pelos abrigos. As esquadrias já foram confeccionadas pela marcenaria da Prefeitura e os vidros estão em processo de compra pela administração municipal. Já o chafariz, deteriorado pela ação do tempo e por atos de vandalismo, será restaurado.
Por solicitação do município, técnicos do Patrimônio Histórico estão estudando a melhor forma de preservar o leãozinho. Duas formas estão sendo estudadas. A primeira seria restaurar a peça e expô-la no Museu da cidade, ficando no lugar uma réplica. A segunda sugestão é restaurar o leãozinho e retorná-lo ao seu local de origem.
Enquanto permanece o processo de recuperação do logradouro turistico, o DMAE instalou uma fonte de água potável para ser utilizada pelos frequentadores do local. A fonte do Leãozinho é utilizada, aos finais de semana, para o baile com a Banda do Lira e sedia, ocasionalmente, outros eventos culturais.
História
A Fonte Pedro Botelho/ Fonte do Leãozinho é um Bem Cultural e Natural Tombado pelo município. Faz parte do patrimônio do Complexo Hidrotermal de Poços de Caldas. As águas que brotam nesta fonte são de natureza alcalina, bicarbonatada, sulfetada e hipertermal. A temperatura é de 45ºC, entre as fontes de água sulfurosa quente é a de temperatura mais elevada.
Segundo o médico Pedro Sanches de Lemos, é crença popular que a caldeira de “Pedro Botelho”, um dos nomes do diabo, é a mais quente do inferno. Dessa superstição originou-se o nome da primeira fonte do grupo. No mesmo local encontram-se as nascentes Chiquinha e a Mariquinhas. O local é conhecido popularmente como “Fonte do Leãozinho”, nome sugerido pelo chafariz em forma de leão, esculpido em mármore. Destaca-se não apenas pelo aspecto arquitetônico-paisagístico, mas também por sua importância como nascente abastecedora das Thermas Antônio Carlos e da piscina do Palace Hotel.