Funcionamento da UPA é prioridade da administração

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vai substituir a Policlinica

Colocar em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 3, cujas obras físicas estão em fase final de construção. Esta é uma das grandes prioridades da Secretaria Municipal de Saúde para este início de ano. A obra tem recursos de R$ 3 milhões do governo federal e cerca de R$ 980 mil do Estado. Com a unidade em funcionamento, haverá verba mensal do governo federal e do governo de Minas. A UPA está sendo construída próximo à Delegacia Regional de Polícia, na região leste.
“Estamos finalizando a obra e já em fevereiro haverá licitação para a compra dos equipamentos. O desafio do primeiro ano da administração é fazer com que a UPA seja uma unidade para atender os casos de urgência e emergência de Poços e microrregião com qualidade e melhor resolutividade do que é feito hoje na Policlínica”, informa a secretária municipal de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta.
A Secretária reconhece que o setor de urgência e emergência é uma das áreas com maiores dificuldades no sistema de saúde de Poços. “Estamos empenhados para que o serviço faça diferença. Já montamos um grupo de médicos e enfermeiros para trabalhar os protocolos de urgência e emergência do Ministério da Saúde, fazendo a capacitação dos profissionais da Policlínica que serão remanejados para a UPA”, diz a secretária. Além disso, existe também um levantamento dos demais profissionais que precisarão ser contratados para o efetivo funcionamento da UPA.
A unidade terá área construída de 1980 m² e contará com raio-X, sala para urgência e emergência, sala de isolamento, três enfermarias com quatro leitos cada, sala de ortopedia e gesso, sala de assistente social, sala para classificação de risco,consultórios e salas para medicação e inalação.
O local contará com equipamentos de última geração no atendimento de urgência e emergência. “Nosso desafio é fazer com que os profissionais sejam resolutivos no atendimento dos casos e também possamos desenvolver um programa de humanização no atendimento. Vamos trabalhar para que essa UPA já nasça de outro jeito, que trabalhe integrada com SAMU, com os hospitais Santa Casa e Santa Lúcia. Então, além de colocarmos a unidade para funcionar,  esse trabalho de integração e qualificação do atendimento de 24h será um desafio e uma prioridade  para este ano”, conclui dra Aparecida Linhares.
A UPA 3   comporta o atendimento de urgência e emergência de uma população estimada em  150 a 160 mil habitantes. Portanto, com capacidade para atendimento de toda demanda da cidade e microrregião. A UPA vai substituir a Policlinica, cujas instalações físicas serão destinadas a outra finalidade, dentro do sistema de saúde do município.