Governador inaugura 2ª fase do DI e nova unidade da Danone em Poços de Caldas

IMG_8403

Prefeito Eloísio destacou geração de emprego de qualidade e de renda, por meio dos investimentos no Distrito Industrial

O governador Fernando Pimentel em Poços de Caldas, nesta quarta-feira (8), para inaugurar a segunda fase do Distrito Industrial e a nova planta da Danone no município, a primeira do segmento de nutrição infantil da multinacional francesa no Brasil.

A solenidade também contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, do deputado estadual Ulisses Gomes, da presidente da Danone Early Life Nutrition no Brasil, Edna Giacomini, do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, do vice Nizar El-Khatib, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Reis, da presidente da Câmara, Regina Cioffi, demais vereadores e secretários municipais, empresários e equipe da empresa.

“É uma grande alegria poder estar aqui agora celebrando uma vitória que não é só de Poços, nem só da Danone, mas que é de Minas Gerais e do Brasil. Que esse momento da vida nacional que estamos atravessando seja superado da forma como estamos superando aqui, com muito trabalho, empenho, dedicação e parcerias importantes como esta que estamos celebrando hoje”, discursou o governador Fernando Pimentel.

A família do deputado José Maria de Mendonça Chaves, que dá nome ao Distrito Industrial, também prestigiou a solenidade. A viúva Maria José Thereza Brochado de Mendonça Chaves agradeceu às autoridades pela homenagem e disse que Mendonça Chaves era exemplo de homem público.

2ª fase
A segunda fase do Distrito Industrial se iniciou em 2002, com a aquisição da área remanescente de aproximadamente 2.400.000 m² (dois milhões e quatrocentos mil metros quadrados) pelo município de Poços de Caldas da extinta empresa estadual Companhia de Distritos Industriais – CDI. Nos anos que se seguiram, somente quatro empresas se instalaram no DI, todas na primeira fase do empreendimento. Apenas em 2013 é que o local passou a ser efetivamente implantado como pólo de desenvolvimento industrial.

“Sem dúvida, esse é um legado pelo qual nossa administração sempre será lembrada. O Distrito Industrial já foi conhecido por plantações de batata e também pela realização de rallys. É uma imensa alegria poder inaugurar agora a nossa segunda multinacional, ter oito empresas já em funcionamento e mais sete em obras de implantação, com 31 doações de áreas de 2013 até agora”, celebrou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. “Essas inaugurações são motivos de orgulho e alegria para mim, mas o mais importante é saber que isso significa geração de emprego de qualidade e renda para a nossa população”, completou.

A partir de 2013, foram investidos cerca de R$ 9 milhões em obras de infraestrura, que englobam pavimentação, meio fio, sarjeta e galeria de águas pluviais, sendo R$ 4 milhões de recursos do Estado e R$ 5 milhões da Prefeitura, além das obras de implantação de rede de distribuição de energia elétrica pelo Grupo DME e de água e esgoto, pelo DMAE. A Prefeitura também conquistou a regularização da área, feita apenas em 2013, e, concomitantemente às obras de infraestrutura, deu início ao processo de licenciamento ambiental que, quando finalizado, dotará o município de um dos poucos Distritos Industriais com licença ambiental no Estado. Todas essas ações geraram uma expectativa de criação de mais de 1.200 empregos diretos e aproximadamente 5 mil indiretos e investimentos da ordem de R$ 300 milhões.

“Quero aqui ressaltar o trabalho competente e incansável da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, do secretário Rodrigo Reis e de sua equipe. Eles são os responsáveis pela transformação do DI em efetivo espaço de desenvolvimento industrial. O trabalho continua e as negociações com outras empresas prosseguem”, destacou Eloísio.

Danone
A primeira fábrica da divisão de nutrição infantil do Grupo Danone no Brasil, instalada no Distrito Industrial de Poços de Caldas/MG, conta com investimentos de R$ 120 milhões, com geração de 200 empregos diretos até o fim de 2017. Durante a fase de obras, foram gerados aproximadamente 1.000 empregos. Construída numa área de 100 mil m2, a fábrica de nutrição infantil emprega tecnologia de ponta, a “seco”, que não utiliza água, já que os produtos fabricados na unidade são na versão em pó, como fórmulas infantis e compostos lácteos.
A nova planta contribuirá para proporcionar um melhor acesso aos consumidores brasileiros aos produtos e consolidá-los como referência em nutrição infantil. “A inauguração representa mais um importante passo na história do Grupo Danone no Brasil, onde chegou há 46 anos, exatamente em Poços de Caldas”, ressalta Edna Giacomini, presidente de Danone Early Life Nutrition no Brasil. “A fábrica favorecerá a distribuição dos produtos no mercado nacional e, a partir do ano que vem, permitirá as exportações para países da América Latina”, completa a executiva.
IMG_8402

Governador descerra placa de inauguração da nova unidade da Danone em Poços