Grupo de ação social de Alfenas busca informações em Poços

O grupo de profissionais de ação social de Alfenas veio a Poços Caldas devido às boas referências recebidas do trabalho realizado na cidade

Profissionais de Alfenas ligados ao setor de Promoção Social estiveram em Poços de Caldas, na quinta-feira ,12, pela manhã, para a troca de experiências, principalmente sobre a relação do município com entidades parceiras no atendimento ao imigrante morador de rua. O encontro foi realizado no Centro de Referência e Assistência Social (Creas), do Jardim dos Estados, e contou com as presenças da secretária de Promoção Social de Poços de Caldas, Lúcia Elena Junqueira e da titular da Secretaria de Ação Social de Alfenas, Maria Idalina da Silva.
No encontro, foram ressaltadas formas de abordagem ao morador de rua e os conceitos de reorganização das ações junto às instituições, que funcionam como casas de passagem, albergues, centros/dia e abrigos. Colaboraram com as discussões, o coordenador do Creas-Pocos, Eugênio Cassaro Filho, e a coordenadora de Abordagem Social, Maria Inês Moreira. De Alfenas vieram também Waldemir Augusto, coordenador de Albergue, Vânia Aparecida Reis, assistente social, e Maria José Silvério, coordenadora do Creas.
O grupo veio a Poços devido às boas referências recebidas do trabalho realizado na cidade. A necessidade de padronizar a tipificação do atendimento ao morador de rua nas entidades parceiras da prefeitura foi um dos temas abordados. Eloísa avaliou que, como o objetivo é resolver problemas, é preciso que o diálogo seja constante e sempre realizado em linguagem apropriada, de acordo com a característica e conceitos de cada instituição.
Eloísa citou o Plano de Atendimento Individual (PAI), aplicado em Poços de Caldas, que visa estruturar a abordagem contínua nas ruas, que chega a ser realizada até 25 vezes ao mês, junto à mesma pessoa. A secretária informou, ainda, que a intenção é criar laços de confiança e, para isso, existe o suporte de diversos profissionais, inclusive, do setor de saúde do município. Para ela, no entanto, nesse tipo de trabalho a paciência dos técnicos é fator determinante.
VISITAS
No mês de novembro deste ano estiveram em Poços de Caldas, para encontro na Secretaria de Promoção Social, dirigentes da Associação Espírita Vinha de Jesus, de Mogi Guaçu (SP). O objetivo do encontro foi colher subsídios sobre projetos de capacitação profissional, técnicas, formas de abordagem e o trabalho desenvolvido na cidade.