Você está em:

Horário de verão termina neste domingo


O horário brasileiro de verão termina neste final de semana.  À zero hora de domingo, os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no estado do Tocantins, totalizando 11 estados e o Distrito Federal.
Iniciado no dia 21 de outubro de 2012 e com 118 dias de duração, a estimativa do Governo Federal é que o horário de verão tenha gerado uma economia em torno de 4% na demanda e 0,5% no consumo de energia.
O horário de verão foi adotado no Brasil com o objetivo de economizar energia no período em que os dias são mais longos, o que permite aproveitar melhor a luz solar. Assim, ocorre uma redução na concentração do consumo no horário considerado de pico, das 18h às 21h.  De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ao reduzir a demanda no horário de pico, o horário de verão provoca a diminuição nos custos de operação.
Nos estados onde o horário de verão foi adotado, houve uma redução de 1.840 MW na demanda, o que daria para atender a 23 cidades do porte de Poços de Caldas. “O horário de verão incentiva o aproveitamento da luz natural e com as reduções na demanda, há um aumento da qualidade e da segurança no fornecimento de energia elétrica, redução de custos, além, é claro, da economia no consumo”, explica Alexandre Postal, diretor técnico da DME Distribuição.
Em Poços de Caldas, a DME Distribuição estima que a redução fique em torno de 3,4 MW no horário de pico, o suficiente para atender 1.100 residências.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social