Intercâmbio do projeto Sensibilizando uma Cidade leva emoção e música às escolas participantes

Teve início na última quinta-feira (17) e vai até o próximo dia 1º de junho, o I Intercâmbio Musical do Projeto Sensibilizando uma Cidade, desenvolvido pelo Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani em 16 unidades de ensino da rede pública municipal. O objetivo é estimular a convivência entre os participantes, propiciando a troca de experiências musicais e de vida.
Além dos estudantes das escolas visitadas, a iniciativa conta com a participação de aproximadamente 630 alunos, que deixam sua região de origem para trocar experiências com outros participantes do projeto e têm a oportunidade de conhecer a realidade dos colegas.
No primeiro dia de intercâmbio, 45 alunos da Escola Municipal Pedro Affonso Junqueira, no Jardim Kennedy, na zona sul do município, visitaram a E.M. Mariquinhas Brochado, no Parque Pinheiros, zona leste da cidade.
A Escola Municipal Mariquinhas Brochado caprichou na recepção, com mensagens de boas vindas e cartinhas de agradecimento elaboradas pelos próprios alunos. “O primeiro dia de intercâmbio foi um sucesso. O resultado foi muito gratificante e o envolvimento das escolas foi total, tanto na escola visitada, com a confecção dos cartazes e bilhetes, quanto para os alunos visitantes, que se prepararam muito para o evento”, avaliou a coordenadora do projeto Sensibilizando uma Cidade, Josiane Crispim.
Os alunos da E.M. Mariquinhas Brochado já se comprometeram, agora, a também conhecer a escola do Jardim Kennedy em breve. Além do intercâmbio entre os estudantes, as diretoras das unidades também puderam conversar e trocar experiências.
Integração
A integração foi demonstrada pela grande banda formada pelos alunos das duas escolas, na execução da música O Sol (Jota Quest), que contou com os estudantes da Pedro Affonso no violão e os alunos do Mariquinhas Brochado no coral. O professor de violão Fernando Pelegrin recebeu homenagem especial dos alunos.
“O que acho mais legal como coordenadora e acompanhando o projeto há três anos é que, com a ampliação das ações para mais escolas, as crianças que mudaram de bairro por causa dos planos habitacionais ou por outras razões conseguem continuar no Sensibilizando uma Cidade e dar continuidade ao aprendizado musical. Hoje, por exemplo, o que me emocionou de verdade foi encontrar, no grupo da escola Pedro Affonso, uma estudante que foi minha aluna de coral na escola Maria Ovidia Junqueira e que hoje canta, toca e compõe”, revelou a professora Josiane.
A vice-diretora da E.M. Pedro Affonso Junqueira, Zilda Rosa de Souza, aproveitou para agradecer a presença do projeto, que tem contribuído muito com a escola. “Agora, os alunos passam o recreio e as horas vagas cantando”, contou. “Dou nota mil para o intercâmbio. Foi fantástico. Os nossos alunos puderam mostrar o que fazem e também conhecer o que os outros estão fazendo”, avaliou. “Outro ponto importante é o próprio percurso, já que muitos alunos saem pouco do próprio bairro e puderam conhecer, por exemplo, o CT da Caldense e o Sest/Senat. Fomos muito bem recebidos pela escola Mariquinhas Brochado e os alunos adoraram a visita”, enfatizou.
Próximas atividades
O I Intercâmbio Musical do Projeto Sensibilizando uma Cidade termina no dia 1º de junho. “O intercâmbio está só começando e, com certeza, ainda teremos muita integração e emoção”, comemorou a coordenadora.
O projeto Sensibilizando uma Cidade tem patrocínio do Grupo DME e foi criado em 2009, pela diretora do Conservatório, Cristiane Fernandes, com o objetivo de descentralizar as atividades da instituição e levar música para as escolas. “Temos muito orgulho deste projeto. Corremos atrás desse sonho e encontramos pessoas que acreditaram na ideia. A felicidade das crianças a cada apresentação e a cada avanço musical conquistado vale todo o esforço da equipe. E o mais importante é que o projeto atinge pessoas que, provavelmente, não teriam oportunidade de contato mais íntimo com a música”.
Em 2012, o projeto dobrou o número de atendimentos, com a participação de aproximadamente 2.000 alunos de 16 unidades de ensino da rede pública municipal. As oficinas de musicalização, canto coral, flauta doce, percussão e bateria, teclado, violão, violino, viola e violoncelo são desenvolvidas de forma integrada com as atividades pedagógicas das unidades escolares, motivando conceitos como disciplina e dedicação e trazendo resultados positivos para o desempenho escolar.
Confira o cronograma das visitas:

I Intercâmbio Musical do Projeto Sensibilizando uma Cidade

Apresentação de: Data e horário: Escola a ser visitada:
E.M. Lions Club 22/05 – 14h E.M. Vitalina Rossi
Camerata do Conservatório 24/05 – 16h E.M. Sérgio Teixeira
Coral e Flauta Doce da Escola Maria Ovídia 28/05 – 14h E.M. Alvino Hosken de Oliveira
E.M. Irmão José Gregório 29/05 – 14h E.M. Mamud Assan
E.M. José Avelino de Melo 30/05 – 9h CEI Prof. Anésia Camargo de Andrade