Itamaraty já conta com unidade de saúde

Autoridade e moradores descerram placa

Os bairros Jardim Itamaraty 1,2,3 e 5  passaram a contar com uma unidade básica de saúde. O prefeito Eloisio do Carmo Lourenço inaugurou, na segunda, dia 27, a nova unidade, construída nesta administração, e que passa a atender as 1.500 famílias já cadastradas na região. A nova unidade integra as ações de expansão da Atenção Básica em Saúde do município.
A solenidade de inauguração contou com a presença do  representante do Ministério da Saúde, Eduardo Alves Melo, diretor do Departamento de Atenção Básica, e do Superintendente Regional de Saúde, Luis Augusto Cardoso, além do secretariado municipal e do vice-prefeito Nizar El-Khatib.Também participaram, a enfermeira da unidade, Maria Dorise Gurgel , a secretária de Saúde, Fátima Livorato, o morador Silvio Sousa Santos e os vereadores Joaquim Alves e Paulo Tadeu.
A solenidade contou com a participação do coral  Sinfonia de Pardais, formado por mulheres atendidas no PSF Santo André, e que encantou as autoridades. “Isso é a representação da saúde, demonstra que o trabalho do PSF vai além da técnica, realmente acolhe e desenvolve as pessoas”, destacou dra. Fátima Livorato.
O diretor do Ministério da Saúde informou que a nova unidade faz parte do programa Requalifica SUS, que tem por objetivo destinar recursos para melhorar os espaços físicos das unidades de saúde e para a construção de novas unidades nos municípios. Ele parabenizou os administradores da cidade, pois o processo é longo e parte da aprovação de projeto, licitação, a própria construção e seus percalços, chegando à inauguração.
“Pude visitar outras unidades de saúde de Poços de Caldas e fiquei impressionado com a qualidade do atendimento e também com a  construção física das unidades. São locais acolhedores e já me candidatei a trabalhar aqui, quando voltar às minhas funções de médico da família”, disse o diretor. “Esta unidade, em particular, supera nossas expectativas enquanto Ministério da Saúde. Significa mais respeito pelos usuários e pelos profissionais que trabalham aqui, pelo capricho com que foi construída e pela motivação de seus profissionais”, destacou Eduardo de Melo.
O diretor e o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço enfatizaram em suas falas, a importância do Programa Mais Médicos, que destinou para Poços quinze profissionais e pode dotar as unidades básicas de saúde de um médico em tempo integral. “O Mais Médicos é uma realidade no país, já é uma política de governo instalada, e que  beneficia mais de 50 milhões de brasileiros, mas ainda existem pessoas, no Congresso Nacional, que trabalham para que o programa não tenha continuidade. Mas, acredito que todas estas pessoas que são beneficiadas possam ser ouvidas e sensibilizem os que estão trabalhando contra o programa”, disse o representante do Ministério da Saúde.
O prefeito destacou que a unidade de saúde do Itamaraty vem suprir uma necessidade das 500 familias que foram beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que instalou dois residenciais na região, sem que houvesse, por parte da administração anterior, um planejamento, dotando o local de escola, unidade de saúde ou área de lazer para estas familias.  “Nem mesmo investimento em redes de água e esgoto. Só agora esta situação está sendo equacionada, com esta unidade de saúde, com o CEO, que já está funcionando e a instalação, por parte do DMAE, de um grande reservatório, em fase de obras. A escola também está sendo planejada”.
PSF Jd Itamaraty
A unidade vai atender 4.000 pessoas da região, com equipe completa formada por médica, enfermeira, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, pessoal de apoio  e um pediatra que irá atender no local uma vez por semana. Antes, a equipe atendia na unidade de saúde do Parque Pinheiros e  o novo prédio, além de proporcionar um serviço de maior qualidade, irá desafogar a unidade vizinha.
A construção está inserida nas  ações de fortalecimento da Atenção Básica do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. Foram investidos R$ 971.082,80 com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida do município.
A nova unidade integra o programa de fortalecimento da Atenção Básica da saúde em Poços de Caldas. Já foram inauguradas seis  unidades e até o final do próximo ano, outras quatro serão inauguradas. Desde 2013, as equipes foram ampliadas de 28 para 34, com  o aumento no atendimento para mais de 20 mil pessoas atendidas.