Jardim Botânico lança programas no dia do Meio Ambiente

Prefeito entre os alunos premiados no Concurso de Poesias sobre a Serra de São Domingos

O Jardim Botânico de Poços de Caldas realizou no dia do meio ambiente, 5 de junho, o lançamento oficial de uma série de programas elaborados pela fundação. Uma sala de educação ambiental foi inaugurada, um trilha educativa foi  lançada e alunos de cerca de 12 escolas municipais participaram da premiação do concurso de poesia também promovido pela fundação. Mais de R$ 3 mil  em prêmios foram entregues aos estudantes vencedores e às suas escolas.

O lançamento das ações  e a premiação do concurso aconteceram no auditório do JBPC, localizado no bairro Véu das Noivas. A estudante  Ana Júlia Monteiro, da Escola Municipal Professora Nicolina Bernardo, foi a primeira colocada do concurso de poesia sobre a Serra de São Domingos e ganhou uma viagem com acompanhante ao Rio de Janeiro. A estudante terá todas as despesas pagas e deve visitar a fundação Jardim Botânico do Rio, uma das mais ricas instituições em exemplares da flora brasileira. A primeira colocada garantiu também um computador para a escola onde está matriculada.

A segunda colocada foi Emily Martins Furchi, do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, que ganhou uma câmera digital. Já o terceiro colocado foi da Escola Municipal Vitalina Rossi, o aluno Pedro Augusto Silva levou um MP4.

“Essa prática é muito importante para nossos alunos e claro, para a fundação, que quer atrair mais frequentadores para o local. A secretária de Educação apoia  a parceria com o Jardim Botânico, “uma vez que precisamos, cada vez mais, estar integrados ao meio ambiente. Mais projetos como estes estão por vir”, afirmou Maria Claudia Prézia Machado.

“Em comemoração ao dia do meio ambiente nós preparamos diversas atividades na fundação, que se sente responsável pela manutenção do nosso meio ambiente. Hoje nós encerramos o concurso de poesias sobre a serra de São Domingos que deu mais de R$ 3 mil  em prêmios, para os três primeiros colocados. Hoje nós inauguramos ainda uma sala de educação ambiental e uma trilha de 800 metros de extensão que será monitorada”, explicou Jorge Jabur, Presidente da Fundação Jardim Botânico.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço realizou a entrega dos prêmios e, acompanhado do vice-prefeito, Nizar El-Khatib, secretários e do presidente da Fundação Jardim Botânico realizou a inauguração da trilha e da sala de educação ambiental.

“Estamos muitos felizes em ver que a abertura da Fundação Jardim Botânico tem dado certo e, o principal, para nossos alunos da rede pública municipal. Essa parceria realizada entre a secretaria de educação e a fundação tem sido muito valorizada pela nossa gestão. Aqui eles têm aprendido sobre nossa flora e participado ativamente das atividades promovidas pelo Jardim Botânico de Poços. Esse concurso é exemplo disso. E hoje é um dia muito especial, pois inauguramos uma sala destinada à educação ambiental e que leva o nome de um importante e dedicado jardineiro de Poços que foi o seu Miguel Arcanjo Salles”, esclareceu Eloisio. A inauguração foi feita com a presença de Marcos Salles que é filho de Miguel Salles o homenageado pela Fundação. Marcos Salles atualmente é encarregado de Parques e Jardins do município de Poços.

Também foi homenageado Waldemar D’Arcadia, que nomeia a trilha ecológica educativa. Waldemar D’Arcadia é  pai do vereador Paulo Tadeu Silva D’Arcadia.