Julhofest celebra 20 anos com muita cultura em Poços

O vice Nizar El-Khatib e o prefeito Eloísio do Carmo com o mascote do Julhofest

A 20ª edição do festival de inverno de Poços de Caldas, o Julhofest terá uma edição especial em 2014. De 11 a 27 de julho, mais de 200 atrações culturais se apresentarão nas praças centrais, pontos turísticos, parques, ruas, bairros, museu, casa da cultura, casa dos bonecos e espaço cultural da Urca. Com o tema “Poços, uma cidade cultural” o festival abordará inúmeras linguagens artísticas, música, teatro, dança, literatura, cultura popular, artesanato, artes plásticas, artes visuais, cinema e arte circense. Além de oficinas artísticas, exposições, debates culturais e uma variada programação infantil.
Segundo o diretor municipal de cultura, João Alexandre Moura, o Julhofest movimentará toda cadeia produtiva da cultura local, valorizando mais de 800 profissionais, fomentando o turismo, a hotelaria, o comércio, ocupando espaços públicos e democratizando o acesso, sendo 95% das atividades gratuitas para toda população e turistas. “A administração 2013/2016 pautada no Plano Nacional de Cultura entende o Julhofest não apenas como um evento de inverno, mais como uma política cultural do município baseada na economia criativa, gerando empregos, serviços, qualificando mão-de-obra através de oficinas culturais e fomentando o turismo”, afirma João Alexandre.
Além de 99% de apresentações de artistas locais, o Julhofest destaca em sua programação o show de abertura com a banda Teatro Mágico e o encerramento com Oswaldo Montenegro, ambos com entrada franca.
De acordo com o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, “é uma das intenções do nosso Sistema Municipal de Cultura fazer com que as pessoas participem e também possam expressar seus dons artísticos.  Por isso, quase que a totalidade de apresentações é de artistas locais. O Julhofest  é a expressão da nossa gente”.
A programação completa do Julhofest pode ser acessada no site da Prefeitura de Poços de Caldas (www.pocosdecaldas.mg.gov.br). A programação impressa pode ser retirada no Centro de Informações Turísticas (CIT) e no Espaço Cultural da Urca.