Juventude de Poços discute futuro em conferência municipal

Na II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, realizada em Poços de Caldas, o prefeito, Eloísio do Carmo Lourenço, disse que é preciso refletir sobre o passado e reconhecer que houve avanços

A II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude aconteceu nesta sexta-feira (27) com a participação de dezenas de delegados, representantes de escolas da rede pública e particular do município. O evento foi realizado durante todo o dia no ginásio poliesportivo Moleque César, no bairro Cascatinha, e contou com as presenças do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, dos secretários Maria Cláudia Prézia (Educação) , Fernando Posso (Governo), e do vereador Flávio Faria, representando a Câmara Municipal.
A conferência em Poços, que teve como lema “Juventude em rede para a cidadania” serviu de preparativo para a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, que juntas vão subsidiar com propostas o projeto de formatação de uma política nacional para os jovens. Participaram também do encontro, a secretária de Promoção Social Lúcia Elena Rodrigues, o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Tiago Barbosa Mafra, e a primeira-dama do município, Cláudia Lourenço.
Dez tópicos foram abordados nos debates da conferência. E entre outras questões, os jovens avaliaram a realidade do mercado de trabalho, educação, política sobre drogas, cultura, segurança, sexualidade, respeito às diferenças e os objetivos sustentáveis do milênio. As propostas aprovadas serão encaminhadas à Comissão Organizadora Estadual. O evento foi presidido pelo secretário municipal de Governo, conforme exigência regimental.
Eloísio elogiou o nível de participação na conferência, porém, ponderou que é preciso refletir sobre o passado e saber que outros jovens tomaram iniciativas corajosas que fizeram mudar o país. Segundo o prefeito, alguns deles pagaram caro com sofrimento e outros caíram diante da repressão política, na luta para tornar o Brasil um país melhor. Para ele, ainda, é preciso conhecer bem o que aconteceu, para entender a realidade que vivemos hoje e saber que “há coisas a serem feitas, mas, já avançamos muito”.
O prefeito disse também que a discussão no encontro deveria considerar os avanços obtidos e citou, como exemplo, o acesso à universidade conseguido hoje por milhares de jovens brasileiros sem condições financeiras para estudar. Segundo Eloísio, no município, três mil jovens são beneficiários do Prouni, número representativo de estudantes que tiveram a oportunidade de cursar a universidade, coisa que em outras épocas era muito complicado.
A secretária de Educação, Maria Cláudia Prézia, defendeu a tese de que a transformação passa pela educação. Para a secretária, porém, esse objetivo só será possível se a informação for transformada em conhecimento, o que vai gerar um olhar crítico sobre justiça social. Na avaliação dela, a escola no município tem colaborado no sentido de encontrar caminhos para atingir tal objetivo.
O vereador Flávio Faria disse que o desafio foi lançado e os jovens devem assumir, agora, o papel de protagonistas para formular propostas que contribuam para melhorar a sociedade como um todo. O presidente do Conselho Municipal da Juventude, Tiago Mafra, citou a importância e a participação da juventude na conferência e lembrou que, ao longo da história, tem sido os jovens os grandes responsáveis pelas mudanças sociais.