Lions realiza campanha de doação para o Hemominas de Poços

Dirigentes dos Lions de Poços Caldas realizam a campanha “Exagere na Solidariedade Doe Vida, Doe Sangue”, promovida em parceria com a prefeitura, empresas e instituições da cida

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (4) no Hemominas de Poços de Caldas, o primeiro dia  da campanha “Exagere na Solidariedade: Doe Vida, Doe Sangue”, promovida pelas unidades do Lions Clube Internacional do município, com apoio de entidades, Prefeitura e empresas da cidade. O ato em incentivo à doação contou com a participação do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e do vice Nizar El-Khatib, que também fizeram um tour por todos os departamentos da instituição.
A campanha prossegue neste sábado pela manhã e o objetivo principal conforme os organizadores é fidelizar doadores de sangue. Cibele Spina, coordenadora do Hemocentro, informa que durante a campanha deste final de semana, a instituição deve atingir a casa dos 30 mil doadores. Segundo ela, no entanto, esse número precisa ser maior, para atender a demanda por sangue em hospitais da região, por isso, campanhas promovidas e coletas em outros municípios são fundamentais para regular os estoques.
Eloísio Loureço elogiou o trabalho desenvolvido no Hemocentro e classificou como de extrema importância a iniciativa do Lions, em promover uma ação para trazer mais doadores para a unidade. O prefeito lembrou, ainda, que no passado quando era membro do Conselho Municipal de Saúde acompanhou a difícil situação dos voluntários, que se deslocavam até Pouso Alegre para doar sangue. Segundo ele, é tarefa do Poder Público incentivar, participar e propor ações com o objetivo de aumentar o número de doadores, principalmente, em épocas difíceis para a manutenção dos estoques.
Luiz Paulo Nicácio, presidente do Lions Águas Thermais, ressaltou a importância da participação dos parceiros no projeto, em especial dos Lions Urânio e Alumínio e da Secretaria Municipal de Saúde. Para ele, o objetivo, além de conseguir um grande número de doadores, é sensibilizar a população de Poços de Caldas, município com o menor percentual de doadores da região, para a importância da doação regular de sangue.
O Hemocentro local atende, indiretamente, cinqüenta  outras localidades e também pacientes, em um raio 200 quilômetros de distâncias, que se submetem a tratamentos na cidade. Quem não conseguir participar da campanha nestes dois dias pode agendar o atendimento. Quem trabalha pode, por exemplo, escolher dia e hora para ir até a unidade. Depois de 30 dias, o voluntário recebe o resultado de todas as análises feitas com o sangue.
Neste sábado,  informe-se nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) mais próximas de cada bairro, sobre o transporte gratuito para se dirigir ao Hemocentro e doar sangue. O Hemocentro está localizado à avenida José Remígio Prézia, 303, no Jardim dos Estados. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30. Mais informações pelo telefone 3712-9012/ 3712-9015.