Maioria dos turistas que vem a Poços de Caldas é do sudeste

Pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura nos meses de janeiro e fevereiro de 2014 mostra que 95% dos turistas, que chegam a Poços de Caldas, são da região sudeste. O levantamento aponta, ainda, que a maior permanência de visitantes se concentra nos períodos de 1 a 3 dias, com 45% e de 4 dias a uma semana, com 35%. Os turistas que ficam na cidade por períodos de um dia ou apenas parte do dia, variam de 10% a 18%.

show_img

Os levantamentos trazem, ainda, informações sobre a motivação da viagem, meio de transporte utilizado, hospedagem, gastos, percepção de custo etc. Em janeiro, responderam a pesquisa 68 pessoas, em 31 dias corridos, sendo 59% mulheres e 41% homens. Nos 28 dias de fevereiro foram entrevistados 136 turistas: 54% do sexo feminino e 46% do masculino.
Setenta e seis por cento dos turistas costumam vir a Poços de Caldas em veículo próprio, viajando em família, ou apenas o casal. Em janeiro, 75% desses grupos se hospedaram em hotéis, contra 63% em fevereiro. Os motivos da viagem são diversos, com destaque para os atrativos históricos e culturais, citados por 51% dos visitantes em janeiro. As belezas naturais foram lembradas por 27% dos turistas em janeiro e a tranquilidade e descanso motivaram a vinda à cidade de 33% deles em fevereiro.
Amigos e parentes continuam sendo as maiores referências para a escolha do roteiro, com 82% dos entrevistados definindo dessa forma o destino da viagem. Em fevereiro, 62% tiveram a decisão influenciada do mesmo jeito. O retorno ao município, entre duas e dez vezes, foi confirmado por 38% dos entrevistados em janeiro e por 50% dos visitantes em fevereiro. Estiveram na cidade pela primeira vez, 43% e 37% turistas, nos respectivos meses.
As pesquisas foram aplicadas no Centro de Informações Turísticas (CIT), Teleférico, Balneário Dr. Mário Mourão e Museu Histórico e Geográfico. Também participaram a pousada do Sesc e a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP). Conforme a Secretaria de Turismo, a hotelaria local foi convidada, porém, até o momento apenas as duas hospedagens responderam positivamente ao convite.
Ainda de acordo com observação da Secretaria de Turismo, as pesquisas continuarão sendo realizadas na cidade e o objetivo é interpretar sinais do mercado local, visando promover melhor o planejamento e estruturar a promoção turística do município.