Mais 800 pontos de iluminação pública convencional são substituídos por LED

Projeto beneficia todas as regiões da cidade

Aproximadamente 800 pontos de iluminação pública convencional estão sendo substituídos por LED, em todas as regiões da cidade. O projeto, desenvolvido e executado pela DME Distribuição, tem por objetivo reduzir o consumo de energia e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade da iluminação pública.
A segunda etapa do projeto teve início em fevereiro e a conclusão está prevista para 15 de abril. Já receberam a nova iluminação pública de LED, as seguintes vias: rua Nico Duarte (Vila Cruz), Caetano Peterle, Monsenhor Alderige e São José, no Country Club, e Padre Francis Cletus Cox, no Maria Imaculada, na zona oeste. Na zona leste, também já foram contempladas, nesta segunda etapa, as ruas Maracanã, no Dom Bosco, Saul do Prado Brandão, no Nova Aurora, Pau Brasil, no Caio Junqueira, Pedro Cavini, no Ipê e avenida Bianucci. Também já tiveram a iluminação substituída, a avenida Fosco Pardini, do bairro São José ao Centro, e a rua Dirce Pereira Rosa, no Jardim Esperança, na zona sul.
O trabalho está sendo finalizado nas ruas Coronel Virgílio Silva e Mário de Paiva, no Vila Nova e será feito, ainda, na avenida Jaçanã Musa dos Santos, no Conjunto Habitacional e também na Marechal Deodoro. O projeto visa melhorar o fluxo luminoso das vias coletoras, que são aquelas que interligam um bairro ao outro e têm um volume de tráfego de veículos e pedestres superior ao das vias locais.
As lâmpadas de LED trazem mais economia de energia quando comparadas com as lâmpadas comuns, com uma eficiência luminosa superior e com vida útil mais longa, mesmo com uma redução drástica de potência. Enquanto uma lâmpada de 250 W mercúrio tem uma iluminância média de 10 LUX, a luminária de LED de 100 W tem uma iluminância média de 18 LUX. Portanto, há uma redução de potência instalada de aproximadamente 144% e um ganho de fluxo luminoso de 80%.
Em 2015, oito bairros já tinham sido beneficiados pelo projeto, a partir das demandas apresentadas pela Prefeitura: Dom Bosco, Augusto de Almeida, Santo André, Vila Menezes, Bem Bastos, Vale das Antas, São José e Nova Aparecida, além das avenidas Portugal e Eduardo Luciano Marras, na zona sul. Ao todo, foram 91 ruas atendidas e 789 pontos de iluminação pública convencional substituídos por LED. “Esse é um projeto de grande sucesso junto à população, porque a melhoria na iluminação pública traz melhorias no fluxo de motoristas e pedestres e aumenta a sensação de segurança”, ressalta o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.