Membros do CODEMA são empossados

Solenidade de posse foi realizada na Casa dos Conselhos

Foi realizada, nesta terça-feira (3), a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA. A cerimônia de posse aconteceu na Casa dos Conselhos, no piso superior do Mercado Municipal.
Ao CODEMA compete formular as diretrizes para a política municipal do meio ambiente, inclusive para atividades prioritárias de ação do município em relação à proteção e conservação do meio ambiente; propor normas legais, procedimentos e ações, visando à defesa, conservação, recuperação e melhoria da qualidade ambiental e exercer ação fiscalizadora na área, entre outros.
Participaram da solenidade de posse, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e o vice Nizar El-Khatib. “O CODEMA tem um desafio especial e muito diferenciado – que também é um desafio nosso, enquanto administradores -, porque pensar no desenvolvimento da cidade é fundamental para que consigamos, cada vez mais, qualidade de vida, com oferta de produtos e serviços que sejam realmente adequados às nossas necessidades. Desta forma, o nosso desafio é unir o desenvolvimento do município a um cuidado ambiental”, ressaltou Eloísio.
Já a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento, Ângela Maria Martins Marques dos Santos, destacou a singularidade do Planalto de Poços de Caldas, em seus aspectos físico, vegetacional e de fauna e o trabalho que deve ser realizado no sentido de preservá-lo. “Os esforços das contribuições desses voluntários serão um presente para o nosso futuro”, enfatizou a diretora, que também integra o conselho.
O CODEMA é um órgão colegiado e consultivo de assessoramento ao Poder Executivo e deliberativo sobre as questões ambientais em âmbito municipal. O conselho é composto de forma paritária por representantes do Poder Público e da sociedade civil organizada.
Representação
Integram o CODEMA, representantes do órgão executivo municipal de meio ambiente, saúde, assistência social, educação, obras e serviços públicos, do Poder Legislativo, de órgãos Estadual e Federal que tenham em suas atribuições a proteção ambiental ou o saneamento básico e que possuam representação no município; de autarquias municipais e fundações de caráter público e da área de segurança pública.
Já a sociedade civil conta com representação dos setores agrícola, industrial, comércio e serviços, turismo, saúde, mineração, engenharia, arquitetura e agronomia, sociedades amigos de bairro, entidades civis de defesa do meio ambiente e de instituições de ensino superior. O mandato dos membros do CODEMA é de dois anos, permitida a recondução.
Composição
Representantes do órgão executivo municipal de meio ambiente:
Ângela Maria Martins Marques dos Santos – Titular;
Flávio Jacinto do Lago – Suplente.
Representantes do órgão municipal de saúde pública e assistência social:
Bruno Alberto Jorge Figueiredo – Titular;
Allan Kardec Ferreira – Suplente.
Representante do órgão municipal de educação e cultura:
Maria Cláudia Prezia Machado – Titular.
Representantes de órgãos Estadual e Federal que tenham em suas atribuições a proteção ambiental ou o saneamento básico e que possuam representação no Município:
Benedito Edmilson Ferraz – Titular;
Juvenal Nogueira Marques – Suplente;
Wladimir Ferreira Fandini – Titular.
Representantes do órgão municipal de obras públicas e serviços urbanos:
Luis Carlos Ramos – Titular;
Edson Rui da Costa – Suplente.
Representante das Autarquias Municipais e Fundações de caráter público:
Baby Carlos Placedino – Titular.
Representante da área de segurança pública estadual e ou municipal:
Franselmo Lopes da Silva – Titular.
Representantes do Setor Agrícola:
Volnei do Lago – Titular;
Bolívar de Melo Ribeiro – Suplente.
Representantes do Setor Industrial:
Orestes Marcel Corrêa – Titular;
José Paulo Oliveira – Suplente.
Representantes do Setor de Turismo:
Wellington Gammaro Rangel – Titular;
Luana Santos Carneiro Machado – Suplente.
Representantes do Setor de Mineração:
Hamilton Wuo – Titular;
Luiz Renato Musa Machado – Suplente.
Representantes do Setor de Engenharia, Arquitetura e Agronomia:
Alexandre Cagnani – Titular;
Alfredo Hermínio Barbosa – Suplente.
Representante dos Clubes de Serviços e Sociedade Amigos de Bairros:
Antônio Carlos Emigliozzi – Titular.
Representantes das Entidades Civis criadas com a finalidade de defesa do meio ambiente:
Carmen Greice Renda – Titular;
Carmem Lúcia Junqueira Arantes – Suplente.
Representantes das Instituições de Ensino Superior:
Paulo Henrique Britanha Junker Menezes – Titular;
Luciana Botezelli – Suplente.

Volnei do Lago, representante do setor agrícola, assina o termo de posse