Você está em:

Mulheres atendidas pelo Cras Rural desenvolvem artesanato

Mulheres se redescobrem através da oficina de artesanato,orientadas pela professora Elza Ferreira

As mulheres atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social- Cras Rural, moradoras  das proximidades da Fazenda  Boa Vista , participaram, na tarde do ultimo dia 9, de uma oficina de artesanato  promovida pela  coordenação do Cras e ministrada pela equipe do Projeto Futuro.
“Foi uma experiência marcante, pois elas trabalharam com materiais que encontram na natureza, no terreno da sua casa. Um processo que as torna capazes de transformarem  samambaia, bambu e galhos, em arte. A intenção é que, a partir desta transformação, elas se sintam capazes de  realizar este processo dentro delas e nas suas vidas”, destaca  Rosa Yuriko Fleming, coordenadora da Divisão de Proteção Social Básica, da Secretaria de Promoção Social.
A oficina aconteceu na escola Raphael Sanches, um dos núcleos do Cras na região rural e também são oferecidas nas escolas Profª Carmélia de Castro e  Dona Lúcia Sacomann Junqueira, que também comportam ações do Cras, assim como na escola José Avelino de Melo.
Antes de começarem a confeccionar os arranjos, as mulheres assistiram ao filme Pequeno Príncipe, com o objetivo de despertar a afetividade, através do exemplo do amor do príncipe por sua rosa. “Com isso, trabalhamos os vínculos, em família, em comunidade”, destaca a pedagoga responsável pelo  Programa Futuro, Cintia Honor.
Cras Rural
O Cras Rural foi efetivado no início deste ano pela Secretaria de Promoção Social, com  o objetivo de desenvolver a Política de Assistência Social para a população rural, com investimento em ações que visam o fortalecimento de vínculos familiares e a garantia de acesso aos direitos socioassistenciais destas famílias e benefícios como o Bolsa Família, Tarifa Social, Carteira do Idoso, Pronatec, contribuição previdenciária da dona de casa e isenção em concurso público.
Além disso, existe o trabalho de fortalecimento de vínculos familiares, a busca por novos meios de geração de trabalho e renda e ainda encontrar novos sentidos de morar no campo. As campanhas desenvolvidas pela Promoção Social também são levadas à população rural, como Violência Contra a Mulher e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social