Município oficializa passe-livre para deficientes físicos

Prefeito

Foi assinado nesta quinta-feira, 13, um convênio municipal que permite a portadores de mobilidade reduzida a utilização gratuita e irrestrita do transporte coletivo. A assinatura do convênio aconteceu na Sala dos Conselhos com a presença do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, de representantes de instituições ligadas à questão da mobilidade, do gerente da empresa de transporte Circullare , Armando Bertini,entre outros. Utilização gratuita.
O decreto firma a conquista desse direito aos portadores de necessidades, o prefeito se emocionou ao lembrar da luta da classe em busca desse beneficio. “Recordo da primeira reunião que fizemos no ano passado para discutir a possibilidade e a viabilidade desse projeto, da dificuldade de cada um em custear o meio de transporte até a clinica ou associação para dar continuidade ao tratamento. Hoje é um dia muito especial para mim e toda a equipe do município porque hoje fazemos de um sonho realidade. É muito bom saber que estamos melhorando a vida das pessoas”, disse o prefeito.
O chefe do Executivo explicou ainda como funcionará a gratuidade. “A pessoa, para usufruir desse beneficio, tem que atualizar o cadastro no Cras [Centro de Referência em Assistência Social] e na unidade de saúde mais próximos da sua residência”.
Segundo a secretária de Promoção Social, Lúcia Helena Rodrigues, quem já possui o cadastro no Cras será notificado para atualizar a documentação e agendar uma visita à unidade de saúde mais próxima. “Depois de cumprir esse procedimento de análise de documentação, a Secretaria de Promoção Social vai emitir uma carteirinha com foto que deve ser apresentada na empresa responsável pelo transporte público, que por sua vez, entregará um cartão magnético pessoal e intransferível”, explicou.
Para o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Carlos Alberto Armani, a gratuidade é uma extensão de um beneficio já existe. “Antes, o deficiente já contava com uma quantidade limitada de passes. O que acontecia é que nem sempre era possível atender a demanda do usuário que acabava gastando para se locomover. Agora, com o passe livre, é possível utilizar esse transporte para tratamento ou qualquer que seja a necessidade sem gerar despesa para nós”, disse.
O passe-livre para deficientes físicos é custeado pelo município e entrará em vigor até o dia 15 de abril.